Ciclo de Conferências sobre o Litoral Português

Sessão 1 - Ponto de Situação e Experiência Acumulada nas Soluções de Defesa Costeira

28 de Abril de 2014 | Especializações

A Ordem dos Engenheiros inicia no dia 30 de abril, no seu Auditório Nacional, em Lisboa, um debate sobre a defesa do litoral português.

Os estuários e as zonas costeiras são sistemas de elevado dinamismo. O comportamento morfodinâmico destes sistemas é diretamente influenciado por forças naturais e por impactos induzidos pelo homem. Compreender os fundamentos físicos, químicos e biológicos, assim como os fenómenos antropogénicos complexos, inerentes ao estudo integrado de estuários e praias, é de elevada importância para a vida humana, equilíbrio costeiro e proteção de bens patrimoniais. Por isso, a consideração dos vários e complexos problemas que ocorrem na zona costeira devem merecer uma especial atenção, envolvendo a visão técnica e científica dos engenheiros e as preocupações da sociedade civil e dos gestores políticos.

A Ordem dos Engenheiros vai, assim, promover um ciclo de conferências dedicado ao tema geral "A Engenharia Costeira Portuguesa e a Defesa do Litoral. A Experiência Acumulada e os Desafios do Futuro", com a participação de engenheiros pertencentes a Instituições de ensino e investigação e a Empresas de projeto e construção, assim como representantes de Instituições públicas com responsabilidade política sobre o litoral (governo, institutos públicos, municípios).

Com a primeira sessão, que decorre no dia 30 de abril, pretende-se fazer um ponto da situação e refletir sobre a experiência acumulada nas soluções de defesa costeira, em relação à sua origem, ao conhecimento de base existente, ao tipo de intervenções, aos sucessos, às insuficiências e aos insucessos.

Consulte o programa »»»