fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Ciclo de conferências sobre Smart Cities fecha com temática do Urbanismo

24 de Outubro de 2014 |


A última conferência do Ciclo Smart Cities, dedicada à temática do Urbanismo, decorreu no passado dia 9 de outubro e reuniu, no Auditório da Sede da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, cerca de 70 participantes.

A abertura da Sessão ficou a cargo do Vice-Presidente da Ordem dos Engenheiros, Eng. Carlos Loureiro, e do Secretário do Conselho Diretivo da Região Sul, Eng. Helena Kol, que deram as boas vindas aos participantes e introduziram o primeiro convidado, o Presidente do Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Arquitetos, Arq. João Santa-Rita, que inseriu a temática em discussão.

O Presidente da CCDRLVT e Administrador do Conselho Europeu de Urbanistas, Eng. João Teixeira, abordou a temática do Urbanismo da perspetiva de seis vetores que devem caracterizar as Smart Cities: Economia inteligente, Mobilidade inteligente, Ambiente, Governança inteligente, Vida inteligente e População inteligente, enumerando também os princípios básicos e práticas permanentes das Smart Cities.

O convidado seguinte, Eng. Válter Lúcio, Pró-reitor da Universidade Nova de Lisboa, abordou a temática da construção nas Smart Cities, nomeadamente a Reabilitação de Estruturas de Edifícios.

O Eng. Valter Lúcio enumerou algumas causas das anomalias estruturais em edifícios e apresentou algumas técnicas de reabilitação que têm sido alvo de investigação na Universidade Nova de Lisboa. Como introdução ao espaço de debate, o Eng. Júlio Appleton apresentou algumas diferenças entre Smart Cities e Silly Cities, que serviram de mote para as intervenções dos participantes nesta conferência.

Por fim, a sessão foi encerrada pelo Prof. Doutor Eng. Miguel Castro Neto, Secretário de Estado do Ordenamento do Território e de Conservação da Natureza.

Com esta conferência termina o Ciclo dedicado à temática das Smart Cities, que trouxe à Região Sul da Ordem dos Engenheiros, desde abril deste ano, um vasto painel de especialistas que partilharam, em seis conferências diferentes, os seus conhecimentos e experiências profissionais neste campo.

Parceiros Institucionais