Ciclo de Palestras "Aventuras Improváveis de Engenheiros Geógrafos & Hidrógrafos"

2ª Palestra - Multitrajeto GNSS: Fonte de Erro ou de Oportunidade?

08 de Junho de 2015 | Geral, Engenharia Geográfica

Realizou-se no passado dia 1 de junho no auditório da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, a segunda palestra do ciclo "Aventuras Improváveis de Engenheiros Geógrafos & Hidrógrafos”, promovido pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geográfica, que decorre durante o ano de 2015. A palestra, intitulada "Multitrajeto GNSS: Fonte de Erro ou deOportunidade?", foi proferida pelo jovem mestrando em Engenharia Geográfica Tiago Mendes, que está a desenvolver este trabalho no âmbito da sua tese em parceria com a Deimos Engenharia.

A sessão teve início com a intervenção da Secretária do Conselho Diretivo da Região Sul, Helena Kol, em representação do Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul da OE, que deu as boas vindas aos convidados e à assistência presente no auditório, e informou os presentes das principais alterações introduzidas pela aprovação na Assembleia da República, da lei que conforma os novos estatutos das ordens profissionais.

A Coordenadora do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geográfica, Manuela Vasconcelos, salientou na abertura da sessão o interesse da palestra pelo seu carácter inovador e pelo facto de estar integrada num projeto na área da Engenharia Aeroespacial, desenvolvido por uma empresa nacional.

A palestra iniciou-se com a apresentação do Diretor da Deimos Engenharia, Nuno Ávila, que mostrou o trabalho que tem sido desenvolvido pela empresa, desde 2002, nas áreas de análise de missão, engenharia de sistemas espaciais e sistemas de segmento terra, em pareceria com entidades como a Agência Espacial Europeia (ESA), NASA, EUMETSAT entre outras.

A apresentação do orador convidado, Tiago Mendes, focou os testes realizados no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, para a monitorização dos movimentos da superfície da água através da utilização de sinais GNSS refletidos (GNSS-R), realçando as potencialidades desta técnica e os possíveis desenvolvimentos futuros.

Seguiu-se um período de debate, onde se pôde verificar o grande interesseque o tema desta palestra suscitou na audiência. Foram discutidas as inúmeras potencialidades da reflectometria GNSS na obtenção de diversos parâmetros geofísicos da Terra, uma tecnologia de ponta e em expansão.