fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Climatização em Cenários de Alterações Climáticas

Conferência

06 de Janeiro de 2015 | Geral


A Comissão Executiva da Especialização em Engenharia de Climatização vai promover uma Conferência subordinada ao tema "Climatização em cenários de alterações climáticas", que terá como orador convidado o Professor Catedrático Filipe Duarte Santos, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Diretor do Centro de Investigação SIM ─ Laboratório de Sistemas, Instrumentação e Modelação nas Ciências e Tecnologias do Ambiente e do Espaço, um dos maiores especialistas mundiais em alterações climáticas.

A dificuldade na obtenção de energia a custos módicos e a perspetiva de escassez de energia proveniente de fontes convencionais, são fatores determinantes que, aliados à tendência crescente das alterações climáticas, obrigam a uma conjugação de esforços das várias disciplinas do conhecimento técnico e científico. Uma vez que os edifícios são responsáveis por um terço das emissões de gases com efeito de estufa e por 40% da energia utilizada, não é possível prevenir as alterações climáticas sem atuar sobre os edifícios.

Garantir um ambiente interior saudável e confortável não deve significar comprometer desnecessariamente o ambiente. Atingiu-se um ponto na história em que a relação entre as atividades humanas e as alterações climáticas é um facto que não pode ser negado.

A eficiência energética e a sustentabilidade dos edifícios não são modas passageiras. A sociedade assimilou já hoje estas realidades e preocupa-se cada vez mais com o seu futuro.

Procurar-se-á nesta sessão identificar os problemas e sinalizar os desafios que se colocam nos dias de hoje ao setor da climatização de modo a satisfazer as necessidades de conforto ambiental, nas habitações ou nos locais de trabalho, não colocando em risco o desempenho, a eficiência energética e a sustentabilidade dos edifícios. No ato de projetar edifícios o foco deve ser a sustentabilidade como um todo e a prioridade apontará no sentido de que o ambiente interior garanta a saúde, o conforto e o bem-estar dos seus ocupantes. Somente a partir de uma visão integrada destas realidades será possível desenhar estratégias que conjuguem todos estes fatores de uma forma eficiente e competitiva.

Consultar Agenda »»»

Parceiros Institucionais