fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Colégio de Engenharia Naval promove visita técnica ao Navio "Energy Observer"

25 de Setembro de 2018 | Engenharia Naval




No passado dia 20 de setembro, o Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Naval organizou uma visita técnica ao navio do futuro 'Energy Observer' onde se pôde conversar com a tripulação e os responsáveis pelo projeto, Victorien Erussard e Jérôme Delafosse - comandante e líder da expedição (respetivamente).

O Energy Observer é o primeiro navio a hidrogénio a navegar sem emissões de gases de efeito estufa ou de partículas finas, usando apenas energia renovável. O primeiro navio a ser auto-suficiente em termos energéticos, deixou o porto de Saint-Malo (França) em 26 de junho de 2017 para uma volta ao mundo durante 6 anos, fazendo 101 escalas em portos de 50 países, sem uma única gota de combustível fóssil a bordo. 

Neste navio do futuro, a propulsão elétrica funciona graças ao acoplamento de energias renováveis e de um sistema de produção de hidrogénio com baixas emissões de carbono a partir da água do mar. Este desafio tecnológico e científico tem a ambição de testar, em condições extremas, tecnologias de ponta, prefigurando as redes energéticas do futuro. 

O engenheiro Hugo Devedeux, que participou no desenvolvimento do sistema de gestão de energia da embarcação, durante a nossa visita explicou todo o seu funcionamento. Afinal, no catamarã com 30,5 m de comprimento e uma boca de 12,8 m, além dos 141 metros quadrados de painéis fotovoltaicos, existem outros equipamentos de produção de energia renovável, tais como as duas turbinas eólicas de eixo vertical. Existe também um dessalinizador, um sistema que permite a decomposição da molécula de H2O (água) em O2 (oxigénio) e em hidrogénio (H2) – processo conhecido por electrólise – ou uma célula de combustível para que se converta hidrogénio em eletricidade e se prolongue a autonomia da embarcação. O calor produzido por essa célula é ainda aproveitado para as águas sanitárias, a climatização ou até para carregar aparelhos como telemóveis.

Para quem não teve oportunidade de fazer esta visita, estará patente a Exposição Energy Observer Village 

Até 30 de setembro, entre as 10h e as 20h
Doca da Marinha, frente ao Campo das Cebolas
Entrada livre (sem necessidade de marcação). 
Terá informação sobre o barco e a expedição e conteúdo interativo, nomeadamente experiência de visita ao barco através de realidade virtual. 


Parceiros Institucionais