Colégio de Mecânica promove visita técnica à Central de Cervejas

19 de Outubro de 2018 | Geral

Decorreu no dia 17 de outubro uma visita técnica às instalações da SCC – Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, em Vialonga, promovida pelo Colégio Regional Sul de Engenharia Mecânica. Esta atividade contou com a participação de 45 pessoas de vários colégios e especialidades, verificando-se uma grande procura por parte dos membros.

A SCC – Sociedade Central de Cervejas e Bebidas é uma grande empresa de produção de bebidas, como cerveja, sidra, águas e refrigerantes, com distribuição nacional. Tem como enfoque principal a produção e comercialização de malte e cerveja na sua Cervejeira de Vialonga, onde são produzidas e engarrafadas as marcas de cerveja SAGRES® e as suas variantes, com e sem álcool, bem como outras específicas para clientes e mercados de exportação. O portefólio da SCC integra ainda algumas das mais prestigiadas marcas internacionais, destacando-se a marca premium Heineken®. Detém ainda a unidade Industrial da Vacariça, onde são captadas e engarrafadas as águas minerais e de nascente, LUSO® e CRUZEIRO®, as Termas do Luso e a empresa de Distribuição NOVADIS.

A visita iniciou-se com uma apresentação da Central de Cogeração, uma área nova e modernizada onde, através de um consumo de gás de cerca de 2000 m3/h se produz vapor e electricidade, sendo esta totalmente vendida à rede. Seguiu-se uma visita à Malteria, instalação que não é muito normal encontrar em fábricas desta natureza. Das cerca de 170 fábricas do grupo Heineken apenas 10 possuem uma malteria. Atualmente são produzidas nesta instalação 150 toneladas de malte por dia, sendo cerca de 44% da produção anula para consumo interno da fábrica e o restante para venda a outras cervejeiras. Cerca de 30% da cevada consumida é de produção nacional.

A próxima etapa da visita mostrou a zona da molha, germinação, secagem e desrediculagem, seguida de uma explicação detalhada de todo o processo produtivo. Finalmente foi possível ver a zona de enchimento, extremamente automatizada, com todas as operações de lavagem, enchimento, pasteurização, rotulagem, embalagem e paletização. A visita terminou com uma excelente degustação dos vários tipos de bebidas produzidas pela empresa.

Nesta visita foi ainda possível verificar a dimensão e complexidade técnica da instalação, onde se alcançam altos padrões de desempenho, segurança e qualidade.