Colégio Nacional de Engenharia Civil reune em Ponta Delgada

22 de Novembro de 2017 |

A Região Açores da Ordem dos Engenheiros acolheu a 9ª reunião do Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Civil que, desta feita, foi realizada em Ponta Delgada.

A jornada de trabalho contou com a presença dos Coordenadores do Colégio de Engenharia Civil que representam as cinco regiões com assento no Conselho Nacional do Colégio, a saber: a Região Norte, Região Sul, Região Centro, Região da Madeira e Região dos Açores e destas com o Presidente e vogais do Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Civil.

O conjunto de representantes do Colégio de Engenharia Civil reúne com uma periodicidade bimestral, tendo em vista a discussão de problemas e de necessidades concretas que surgem no desempenho das funções dos Membros da OE pertencente a este Colégio.

Entre outros temas em análise, o Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Civil tem desenvolvido um trabalho de fundo, designadamente, sobre os atos de Engenharia Civil, através do qual pretende estabelecer e clarificar as diferentes atividades que os Engenheiros Civis podem levar a cabo, e determinar as competências requeridas para a prática das mesmas. Este e outros assuntos, de índole mais particular do exercício da profissão e de competência da OE, foram alvo de análise e de discussão nesta última reunião.

O Conselho Nacional do Colégio teve ainda a oportunidade, nesta deslocação, de visitar as obras em curso de reforço dos molhes do Porto de Ponta Delgada, os estaleiros da Marques SA, empresa de referência na área da construção civil e obras públicas nos Açores e o Laboratório Regional de Engenharia Civil com apresentações do Director e dos responsáveis pelos diversos Laboratórios.

Estes encontros nas regiões permitem conhecer as realidades locais e avaliar melhor as diferentes solicitações dos Membros.