Colégios de Química e Mecânica promovem jantar-debate com a Indorama Ventures

18 de Março de 2019 | Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Biológica

Promovido, em parceria, pelos Conselhos Regionais Sul dos Colégios de Engenharia Química e Biológica e de Engenharia Mecânica, teve lugar no passado dia 13 de março, no restaurante da Região Sul, em Lisboa, um jantar-debate com a empresa Indorama Ventures Portugal.

Neste evento, o diretor geral da Indorama Ventures Portugal, Eng. Marco Vantaggiato, apresentou o grupo Indorama, sediado em Bangkok (Tailândia), que conta com 98 unidades produtivas em todo o mundo e atingiu, em 2018, um volume de negócios de 11mil milhões de dólares.

Marco Vantaggiato apresentou o historial do investimento deste grupo empresarial em Sines, onde se produz ácido tereftálico purificado (PTA), principal matéria-prima para a produção de PET (polietileno tereftalato). A fábrica de Sines tem uma capacidade instalada de 700000 TPA, e foram descritos os resultados da produção em 2018, bem como o processo de produção de PTA e os parâmetros chave da operação desta unidade.

A pertinência do tema, a clareza da exposição e a boa disposição do orador foram os principais ingredientes de um debate interessante e participativo.

Marcaram presença neste evento o presidente do Conselho Diretivo da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, Jorge Grade Mendes, que abriu a sessão; os presidentes dos colégios nacionais de Engenharia Química e Biológica e de Engenharia Mecânica, Luís Araújo e Aires Ferreira, e os coordenadores e vogais dos conselhos regionais dos dois colégios, António Gonçalves da Silva, Paulo Alves, José Sobral e Helena Avelino.

Estiveram igualmente presentes nesta sessão, os presidentes das áreas departamentais de Eng. Mecânica e Química do ISE, Eng. João Calado e João Silva, bem como os coordenadores da licenciatura e do mestrado em Eng. Química e Biológica, Eng. Velez Marques e Eng. João Gomes.

A organização agradece ao Eng. Marco Vantaggiato e à Indorama pela excelente sessão, e também pela visita técnica à sua instalação industrial de Sines que se prevê para o próximo mês de maio, que permitirá ver no local o processo que ontem foi descrito e o respetivo equipamento.