Colóquio "Embalagem Alimentar"

09 de Março de 2018 | Geral

A embalagem é um dos fatores determinantes da capacidade de conservação dos alimentos. Para além da função diretamente relacionada com o processo de conservação, a embalagem contem e protege o alimento, informa o consumidor e exerce funções de marketing. No setor alimentar a embalagem facilita ainda o transporte, armazenagem e exposição nos locais de venda, evitando perdas e desperdícios.

A falta de uma embalagem adequada para acondicionamento dos alimentos nas várias categorias pode conduzir a perdas na ordem dos 30% do total dos alimentos produzidos, podendo mesmo ir à perda total.

A indústria de embalagem alimentar conta com várias matérias-primas, como o papel, o alumínio, o vidro, os plásticos, os complexos laminados, entre outras, razão pela qual a especialização em Engenharia Alimentar e Colégio de Engenharia Química e Biológica se associam neste tema.

A poluição resultante da utilização de embalagens, nomeadamente alimentares, constitui atualmente um problema sério para o ambiente.

A Ordem dos Engenheiros (OE) deliberou decretar o ano de 2018 como o "Ano OE das Alterações Climáticas”, razão porque convidamos o Colégio de Engenharia do Ambiente a participar na Mesa Redonda subordinada ao tema "Sustentabilidade ambiental e Alterações climáticas”.

O Colóquio pretende fazer uma abordagem desta temática da Embalagem Alimentar e as suas várias vertentes, utilizando para isso a estreita ligação, tanto a montante como a jusante, com políticas de responsabilidade social, ambiental e de sustentabilidade consubstanciadas na implementação de boas práticas de referência.

Consulte a página do Evento »»»