Comemorações do centenário do nascimento do Engenheiro Manuel Rocha

27 de Setembro de 2013 | Geral

Por ocasião do centenário do nascimento do Engenheiro Manuel Rocha (1913-1981), o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) tem em preparação um conjunto de iniciativas em homenagem ao seu antigo Diretor (1954-1974) e figura ímpar da Engenharia portuguesa. A Ordem dos Engenheiros (OE), instituição da qual Manuel Rocha foi Presidente Nacional (1976- 1979) e na qual deixou marcadamente assente a inevitabilidade da formação continuada e de qualidade para o bom exercício da atividade de engenheiro, associa-se e apoia esta efeméride.

O ponto alto das comemorações terá lugar no dia 8 de outubro de 2013, no Grande Auditório do Centro de Congressos do LNEC, e será integrada por uma sessão evocativa e um seminário.

A sessão evocativa, que decorrerá da parte da manhã, conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e inclui a outorga dos Prémios de Investigação Manuel Rocha, atribuídos pelo LNEC e pela Ordem, a projeção de um filme sobre a vida e a obra do homenageado, produzido igualmente com o apoio da OE, o lançamento de quatro livros e uma conferência especial pelo Prof. Richard Goodman.

O período da tarde será integrado pelo Seminário "Aspetos de projeto, de construção e de exploração de barragens e obras subterrâneas", domínios a que Manuel Rocha dedicou as suas capacidades, e para os quais tanto contribuiu.

Poderá consultar a totalidade das informações relativas às comemorações do centenário do nascimento do Engenheiro Manuel Rocha em www.lnec.pt