Comemorações dos 80 Anos da Ordem dos Engenheiros

Dia Nacional do Engenheiro e Gala OE | 80 Anos

15 de Novembro de 2016 |

25 a 27 de novembro de 2016, Lisboa

A Ordem dos Engenheiros completa, no dia 24 de novembro de 2016, 80 anos de vida ao serviço da Engenharia e do País, tendo sucedido à Associação dos Engenheiros Civis Portugueses, que comemora 147 anos.

Criada em 1936, a Ordem assumiu, desde logo, como missão prioritária o contributo "para o progresso da Engenharia, estimulando os esforços dos seus associados nos domínios científico, profissional e social”. Tal desígnio encontra-se inscrito nos seus Estatutos e tem motivado a permanente intervenção desta Associação e da profissão que representa nos principais projetos e desafios nacionais.

A História portuguesa das últimas oito décadas demonstra que as maiores realizações económicas e sociais que Portugal viveu devem tributo à Engenharia e aos Engenheiros, sendo o percurso do País indissociável do trabalho destes profissionais e da profissão que exercem.

A Ordem dos Engenheiros entendeu serem, assim, muitas as razões que justificam a celebração condigna dos seus 80 Anos, tendo, para esse efeito, organizado um programa de homenagem à Engenharia nacional e aos seus Engenheiros, mas também momentos de valorização das relações internacionais que a Ordem mantém com as associações congéneres de outros países que estarão presentes.

Assim, do programa das comemorações desta efeméride, destaque para as cerimónias do Dia Nacional do Engenheiro, que terá lugar nos dias 26 e 27 de novembro, em Lisboa, e para o Jantar de Gala OE | 80 anos, que decorrerá no Convento do Beato, e que inclui a entrega dos Troféus de Engenharia às obras mais emblemáticas dos últimos 80 Anos ao nível das diferentes especialidades de Engenharia estruturadas na Ordem.

Inscrições e informações detalhadas disponíveis no site do evento.