fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Concurso de Maquetas de Edifícios Sismo-resistentes

Inscrições Abertas

11 de Janeiro de 2016 | Geral


Esta iniciativa  promovida pelo Governo Regional dos Açores através do Laboratório Regional de Engenharia Civil, à qual se associa a Ordem dos Engenheiros, procura promover, durante o primeiro trimestre de 2016, a realização de um concurso de maquetas de edifícios sismo-resistentes, uma prova especialmente dirigida à comunidade escolar. Por intermédio desta atividade, a entidade responsável pela iniciativa pretende incentivar o   conhecimento dos perigos, vulnerabilidades e riscos associados a fenómenos sísmicos na Região Autónoma dos Açores. 

Prevenir e preparar este tipo de desastre representa um permanente  desafio para cientistas, engenheiros, arquitectos, historiadores, agentes de protecção civil, profissionais que trabalham em conjunto no esforço de protecção e de mitigação das consequências destes fenómenos naturais. 

É num contexto que procura  estimular a  aprendizagem, a aquisição e o reforço de conhecimentos desta realidade tão particular, que é proposto o seguinte desafio à comunidade escolar : a construção de uma maqueta de construção anti-sísmica que seja resistente a um cenário análogo ao do terramoto de 1 de novembro de 1755. De forma construtiva, pretende-se ilustrar o impacto de uma catástrofe de origem natural sobre um edifício, um quarteirão, um bairro, a freguesia, em suma, sobre a vivência da própria vila ou cidade.  

Nesta prova podem  apresentra-se  estudantes enquadrados em dois escalões distintos: 

No 1º Escalão : equipas formadas por três alunos do Ensino Básico ou Secundário com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos e um Professor. Este desafio é lançado a diversas áreas disciplinares, designadamente, Ciências Naturais, Biologia / geologia, Física - Química, Geografia, História, Desenho / Educação Visual, Matemática, bem como ateliers e projectos que estejam a decorrer no próprio estabelecimento de ensino. 

No 2º Escalão : equipas formadas por três alunos com idades compreendidas entre os 18 e os 22 anos e um Professor das áreas de Engenharia e Arquitectura. 

Neste concurso serão consideradas as inscrições provenientes de qualquer Estabelecimento de Ensino ( público, privado ou escolas profissionais de toda a Região Autónoma dos Açores). 

As inscrições decorrem até ao dia 18 de março 2016, mediante o preenchimento de uma ficha de inscrição que se encontra disponível no site do LREC em www.lrec.azores.gov.pt

Para conhecer os detalhes desta iniciativa, pode ainda consultar o Regulamento que aqui se encontra. 

Parceiros Institucionais