Conferência "As Novas Tecnologias na Gestão de um Reservatório Petrolífero - Exemplos do Médio Oriente"

26 de Julho de 2013 | Engenharia Geológica e de Minas

O Conselho Regional do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, realizou no passado dia 9 de Julho uma conferência subordinada ao tema "As Novas Tecnologias na Gestão deum Reservatório Petrolífero - Exemplos do Médio Oriente". Esta conferência decorreu no auditório da sede da Região Sul e teve como orador convidado Jorge Salgado Gomes, Professor e investigador  do PetroleumInstitute de Abu Dhabi  e co-autor do livro "O Universo da IndustriaPetrolifera - Da Pesquisa à Refinação", publicado pela Fundação CalousteGulbenkian.

Aconferência incidiu sobre o processo degestão de um reservatório petrolífero e as ferramentas e "workflows"usadas para o acompanhamento das operações e para a melhoria darecuperação das reservas, as diagrafias especializadas para avaliação daspropriedades petrofísicas do reservatório, a sísmica 4D para a monitorização dadepleção do reservatório , a geomecânica para a orientação de poçoshorizontais e  os sensores em poços para a avaliação do comportamentodos fluidos.

Depois da apresentação seguiu-se um período de discussão moderada pelo ProfessorDoutor Amílcar Soares, coordenador do Mestrado em Engenharia de Petróleos doInstituto Superior Técnico.

A conferência contou com cerca de nove dezenas de participantes.