fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Conferência "Desafios do Ciberespaço e da Transformação Digital”

26 de Abril de 2018 | Geral, Engenharia Eletrotécnica


No passado dia 17 de abril, o Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Eletrotécnica promoveu, no auditório da sede, a realização de uma Conferência subordinada ao tema "Os Desafios do Ciberespaço e da Transformação Digital", que teve como oradores o Coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança, Eng.º Pedro Veiga, e o Diretor-Geral do Gabinete Nacional de Segurança, Contra-Almirante António Gameiro Marques.

No contexto de um mundo global e digital como o atual, em que a informação é partilhada como nunca havia sido antes e onde as comunicações não têm fronteiras e, frequentemente, também não têm identidade, os oradores desta conferência realçaram os riscos e ameaças a que o ciberespaço está exposto e o impacto que os mesmos poderão ter no dia-a-dia dos cidadãos e no regular funcionamento das organizações e, muito particularmente, dos serviços essenciais. 

Ganha especial relevância a sensibilização de todos para esta problemática. A cooperação (regional, nacional e internacional) entre os vários intervenientes torna-se essencial para se conseguir atingir níveis de segurança elevados e, desse modo, contribuir de forma efetiva para o regular funcionamento da sociedade.

No decurso da conferência, foi emitido um excerto de vídeo com a intervenção do Eng. António Guterres, secretário-geral da ONU, feita na cerimónia em que foi distinguido com o doutoramento honoris causa pela ULisboa (sob proposta do IST onde foi aluno e professor). Nessa intervenção, António Guterres deteve-se nas questões do ciberespaço e fez notar que "a próxima guerra será precedida de um ciberataque e não por barragens de artilharia nem bombardeamentos aéreos”.

Foram abordadas formas de preparação das empresas para a cibersegurança, as ações que Portugal vem desenvolvendo neste âmbito e, em particular, a disciplina legal que a entrada em vigor da nova legislação sobre cibersegurança trará, quer a nível empresarial como a nível pessoal. Esta encontra-se em fase de aprovação na Assembleia da República, trará, quer a nível empresarial como a nível pessoal. 

A cibersegurança tem diversas dimensões que extravasam os aspetos meramente técnicos, sendo transversal a várias áreas do conhecimento, incluindo cada vez mais as ciências ligadas ao estudo do comportamento. A cooperação partilhada entre utilizadores, empresas e Estado, é indispensável para se garantir um ciberespaço livre e seguro, como dispõe a Diretiva 1148 de 6 de julho de 2016, da EU, que estabelece as medidas destinadas a alcançar um elevado nível comum de segurança das redes e dos sistemas de informação, bem como a obrigatoriedade de notificação dos incidentes por parte dos operadores de serviços essenciais e prestadores de serviços digitais. 

Esta Conferência, que contou com a presença de cerca de 60 participantes e que teve um amplo e interessante debate de ideias, foi aberta pelo Bastonário Eng.º Carlos Mineiro Aires e precedida pela assinatura de um protocolo entre a Ordem dos Engenheiros e o Gabinete Nacional de Segurança, que integra o Centro Nacional de Cibersegurança, prevendo-se nesse protocolo um conjunto de ações de formação e sensibilização. 

Foi encerrada pelo atual Presidente em Exercício do Conselho Diretivo da Região Sul, Eng. Jorge Grade Mendes, que expressou a disponibilidade da OE, em particular da Região Sul, para colaborar na sensibilização e formação em matérias ligadas à cibersegurança, especialmente no que toca às obrigações que venham a ser impostas pela futura legislação ou na definição de politicas de cibersegurança e noutras iniciativas ou projetos específicos que venham a ser acordados.



Parceiros Institucionais