Conferência: Oportunidades de Emprego no Qatar

A Caminho da Construção de um País

28 de Maio de 2013 | Geral

A Ordem dos Engenheiros (OE) organizou, a 27 de maio, em conjunto com a Autoridade das Obras Públicas do Qatar (ASGHAL), a empresa de recrutamento Yohannan G J e a FEUP, uma Conferência sobre possibilidades de emprego para engenheiros portugueses naquele País.

A prioridade de recrutamento centra-se, neste momento, nas atividades relacionadas com projetos de drenagem e projetos de estradas, com um total de 45 lugares imediatos por preencher. A expectativa da Autoridade é, no entanto, que este número seja incrementado largamente, uma vez que está em causa não só a construção das infraestruturas associadas ao Campeonato do Mundo de Futebol de 2022, como, principalmente, a edificação das infraestruturas básicas para o funcionamento de um país ainda muito jovem como o Qatar.

De acordo com as explicações fornecidas pelo Dr. G Yohannan, da empresa Yohannan G J, que participou através de videoconferência, o que está verdadeiramente em causa para o Estado do Qatar, para além dos projetos que a prazo terão que ficar concluídos, "é a construção de um país. O Qatar há 40 ou 50 anos não passava de um imenso deserto. Para alterar esta situação, necessitamos de muitos engenheiros". Dada a sua pequena dimensão, o Qatar não dispõe dos recursos humanos qualificados necessários para dar cumprimento aos projetos que tem em curso atualmente, estando "muito dependente do conhecimento e da mão-de-obra estrangeira", afirmou.

A sessão foi conduzida, em Lisboa, na Sede Nacional da OE, pela Eng.ª Cristina Machado, Presidente do Colégio Nacional de Engenharia Civil, pelo Eng. João de Almeida, representante do Colégio Nacional do Ambiente, e por Morgane Martinez, Senior Account Executive da Yohannan G J.

A FEUP participou igualmente através de videoconferência, tendo ambas as audiências tido a oportunidade de colocar todas as dúvidas que entenderam aos dois representantes da empresa de recrutamento, bem como a dois engenheiros recentemente recrutados em Espanha numa campanha que aquela empresa desenvolveu anteriormente naquele país, e que se juntaram também através de videoconferência para deixar o seu testemunho.

Foram esclarecidas dúvidas relacionadas com as condições oferecidas para as vagas atualmente em discussão, obtenção de visto, nível de vida no Qatar, custos de bens de primeira necessidade, assistência em termos de saúde, entre outros pormenores de natureza cultural.

Esta iniciativa engloba-se na estratégia assumida pela Ordem dos Engenheiros ao nível do apoio à internacionalização da Engenharia e da promoção de saídas profissionais para os engenheiros portugueses, seja através de acordos de cooperação com associações congéneres de outros países, seja através da divulgação sistemática de ofertas de emprego.

Os Engenheiros interessados em concorrer às vagas disponibilizadas atualmente pela Yohannan G J para projetos de drenagem e projetos de estradas, deverão consultar aqui os requisitos necessários e submeter a sua candidatura para o email marvelarde.s@gmail.com

Os Membros da OE que não se insiram neste perfil, mas que pretendam tomar a iniciativa de apresentar o seu currículo para futuras oportunidades que possam surgir através da Yohannan G J ou de solicitar outras informações, poderão fazê-lo através do email info@doctorg.es

Para mais informações consulte também o Dossier da Conferência »»»