fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Conferência sobre a Recuperação de Metais com Recurso a Organismos Vivos

02 de Junho de 2015 |


O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas, organizou, no dia 19 de maio, pelas 18h00, no auditório da Sede da Região Sul OE, a Conferência intitulada "A recuperação de metais com recurso a organismos vivos”, dedicada aos mais recentes desenvolvimentos no domínio da recuperação de metais a partir de matérias-primas com utilização de organismos vivos.

 

A sessão teve início com a abertura e mensagem de boas vindas da Engª Maria Teresa Carvalho, Coordenadora do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas, seguindo-se as apresentações das duas oradoras convidadas, a Professora Cristina Branquinho, da Universidade de Lisboa e a Professora Paula V. Morais, da Universidade de Coimbra.

 

A Professora Cristina Branquinho, introduziu a tecnologia da fito-mineração, que consiste na utilização de plantas híper-acumuladoras, capazes de extrair o metal presente no solo de forma dispersa e de o concentrar na parte superior da planta. Embora se tenha um grande conhecimento sobre plantas híper-acumuladores de metais pesados, a fito-mineração ainda não é uma realidade viável a nível industrial. Algumas das vantagens da utilização destas plantas, relacionam-se com a diminuição da toxicidade ambiental, descontaminando os solos de metais e absorvendo elementos químicos.

 

A Professora Paula Morais, da Universidades de Coimbra, desenvolveu o tema da biomineração. Trata-se de uma tecnologia que utiliza os microrganismos para extrair os metais, explorando a respectiva capacidade metabólica de utilização de minerais como fonte de energia ou como aceitadores numa cadeia respiratória. É considerada uma estratégia mais barata que a tradicional e com vantagens ambientais, salvaguarda o impacto nas reservas naturais, não produz gases ou produtos tóxicos, além de se designar como um método limpo e seguro. Neste momento existem minas em vários países a operar com base em biomineração, dedicadas sobretudo à extração do cobre. É no entanto,  uma tecnologia em desenvolvimento,  sobretudo através da introdução de novos microrganismos e novas estratégias metabólicas.  

 

No final da conferência, houve espaço para esclarecimentos e troca de opiniões entre os oradores convidados e os Engenheiros presentes. 

Parceiros Institucionais