fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Conferência sobre o “O Património Náutico – Preservação e utilização”

26 de Maio de 2015 | Geral, Engenharia Naval


No passado dia 6 de maio, o Auditório da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, foi o palco da conferência "O Património Náutico – Preservação e utilização”. O tema, que pela sua transversalidade, abarca outras especialidades para além da engenharia naval, suscitou o interesse dos presentes, não só pela sua atualidade, mas também devido às diferentes abordagens adotadas pelos participantes.

Foram conferencistas o Professor Dr. Carvalho Rodrigues, pela APPM (Associação Portuguesa do Património Marítimo), o Engº João Barbas, da Troia Cruze, os Capitães-de-Mar-e-Guerra Rodrigues Pereira e Alves Salgado, da Marinha portuguesa e o Sr. Jaime Costa, proprietário dos estaleiros navais de Sarilhos Pequenos.

Este painel abordou o tema perante várias perspetivas. Sob uma perspetiva histórica, identificou os tipos (perto de duas centenas) e função das embarcações, enquadrando o seu importante papel na economia e na guerra, nomeadamentedurante as invasões napoleónicas. Sob a vertente técnica, falou-se da questão da manutenção e preservação e na perspetiva legal, discutiu-se a regulamentação das embarcaçõesde lazer, e das afectas às atividades Marítimo-Turísticas.

Concluiu-se que neste campo, urge a aprovação de legislação pendente sobre a matéria, que reconheça as especificidades deste tipo de embarcações,cujo potencial de exploração turística é enorme. Salienta-se também uma apresentação sobre um património náutico menos conhecido mas não menos importante e de grande potencial turístico, museológico e histórico, que é o património submerso, nomeadamente, os navios de ferro naufragados durante oséculo passado.

Foi evidente o interesse suscitado pelo conjunto de apresentações, que se complementaram num objetivo comum de alertar a comunidade para as oportunidades e para o potencial que o património náutico, flutuante ou submerso, oferecem em termos da sua fruição económica, cultural e de lazer.

Parceiros Institucionais