Conferência “Sociedade e Tecnologia”

09 de Novembro de 2018 | Geral

Integrada no Ciclo de Conferências "Os Novos Desafios da Engenharia”, patrocinado pelo Conselho Diretivo da Região Sul e promovido pela comissão organizadora constituída para o efeito, teve lugar, no passado dia 7 de novembro, a segunda conferência subordinada ao tema "Sociedade e Tecnologia”.

O propósito deste Ciclo de Conferências é o de acompanhar as tendências científicas e tecnológicas e os desafios de futuro colocados à nossa profissão, contribuindo para o debate e reflexão sobre a resposta da engenharia a questões novas e disruptivas que se levantam na atualidade em diversas áreas da sociedade.

Esta segunda sessão, com abertura pelo Presidente da Região Sul Eng. Jorge Grade Mendes, foi moderada pelo Eng. Arlindo de Oliveira (professor catedrático e presidente do Instituto Superior Técnico) e teve como oradores a Engª Elvira Fortunato  (professora catedrática na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e diretora do Centro de Investigação de Materiais - CENIMAT), o Eng. Faustino Gomes (presidente do Conselho de Administração da TIS.pt - Consultores em Transportes, Inovação e Sistemas, SA) e a Drª Ana Sofia Vaz (assessora do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente - APA, I.P.)

Os temas abordados foram, respetivamente, as Tecnologias e Aplicações da Inteligência Artificial, os Novos Desafios das Nanotecnologias, a Mobilidade como Serviço e o contributo da Economia Circular na aceleração do Combate às Alterações Climáticas.

A conferência contou com uma vasta audiência, presente no Auditório da Região Sul, a qual participou num vivo debate com os oradores e o moderador após as apresentações. O encerramento da sessão esteve a cargo do Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Eng. Carlos Mineiro Aires.

Pela qualidade demonstrada e elevado interesse que despertaram as duas sessões realizadas, justifica-se que a Região Sul dê continuidade a este ciclo de conferências no ano de 2019.

Consulte aqui as apresentações: