Conferência Técnica - Volvo Ocean Race

02 de Julho de 2015 | Geral, Engenharia Naval

Realizou-se no passado dia 4 de junho, no Auditório da OE, uma Conferência Técnica, dedicada a uma das mais importantes e conhecidas regatas ao nível mundial, a Volvo Ocean Race. Aproveitando a sua passagem por Portugal e o timing perfeito desta competição que se realiza apenas de 3 em 3 anos, o Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Naval da OE, proporcionou aos seus membros a possibilidade de conhecerem e interagirem com alguns dos seus principais intervenientes e ouvir algumas das suas histórias em primeira pessoa.

Após a abertura da sessão, pelo Eng. Liberal Ferreira, Vice-Presidente do CDRS e pelo Eng. Pedro Ponte, Coordenador do CRC Sul de Engenharia Naval, seguiu-se Rodrigo Moreira Rato, Lisbon Media Manager da Volvo Ocean Race, que fez uma introdução à competição e partilhou algumas das histórias, dificuldades e também conquistas desta competição. Depois, foi a vez de NikeBice, Head of the Boartyard da Volvo Ocean Race, Reponsável pelo Centro de Manutenção e Operações, aprofundar as questões de natureza mais técnica relacionadas com as embarcações da prova.

Este evento proporcionou o contacto com as mais recentes novidades do domínio da engenharia naval, uma vez que a Classe VOR65 incorpora conhecimentos e tecnologia de ponta oriunda de múltiplos domínios. Revelaram-se também boas notícias, nomeadamente, que algumas das equipas integrantes da prova irão estabelecer a sua base de treino em Lisboa. Desta forma, irá dinamizar-se a infraestrutura utilizada pelas equipas nesta passagem por Lisboa, permitindo a reparação dos barcos e preparação das próximas épocas. A continuidade deste evento em Portugal, será também uma oportunidade valiosa para a inovação e desenvolvimento da engenharia naval portuguesa, lidando diretamente com a tecnologia de ponta desta área e acompanhando a evolução e melhoria dos seus mecanismos. A Ordem dos Engenheiros Região Sul, pretende assim, continuar a aliar-se a esta prova emblemática em prol da engenharia portuguesa.

Os participantes demonstraram bastante interesse nesteevento através da persistência e afluência, num dia que contou com várias condicionantes, como as que resultaram do próprio dia de prova, o que originou  algumas alterações na estrutura do programa. Os membros mostraram-se participativos e demonstraram especial curiosidade nas questões do domínio mais técnico.