Contratos de Desempenho Energético

16 de Maio de 2018 | Geral, Especializações

A Especialização em Energia da Ordem dos Engenheiros propôs-se organizar, no âmbito do programa "2018 – Ano OE das Alterações Climáticas” e atendendo à associação direta entre as questões energéticas e ambientais, um conjunto de palestras com o objetivo de dar a conhecer alguns conceitos modernos ligados a tecnologias energéticas. Os temas serão apresentados por Técnicos que desenvolvem atividades, ligadas a essas tecnologias e à sua aplicação, em diferentes empresas.

A finalidade é tripla já que, para além dos conceitos, procura-se dar a conhecer pessoas e empresas ligadas a atividades em que os mesmos são aplicados.

Depois das palestras dedicadas aos temas "Sistema de Gestão e Troca de Energia. Articulação com a norma ISO 50001 e com as necessidades de balanceamento da rede” e "Casos de Estudo: Motores Elétricos de grandes dimensões para aplicações especiais”, a CEE irá realizar, no dia 7 de junho, a palestra "Contratos de Desempenho Energético”, que contará com a presença do Eng. João de Jesus Ferreira.

As Energy Service Companies (ESCOs) e o Financiamento por Terceiros (Third Party Financing) tiveram as suas origens no Canadá no final dos anos 70 e foram importados pela Europa nos anos 80. Em Portugal este tipo de operações começou a ser implementado no inicio dos anos 90.

Este tipo de financiamento de projetos de eficiência energética é consubstanciado no que hoje conhecemos por Contratos e Desempenho Energético (CDEs) e desenvolvidos por organizações especializadas e vocacionadas para este tipo de projetos e designadas por Energy Service Companies (ESCOs) ou Empresas de Serviços Energéticos (ESEs).

No evento será apresentada a metodologia original para a execução de Contratos de Desempenho Energético e comentados alguns exemplos de projetos realizados.

Para mais informações consulte a página do Evento »»»