fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Contributos da Engenharia Química para a Redução dos Gases de Efeito de Estufa

06 de Agosto de 2018 | Geral, Engenharia Química e Biológica


No âmbito da iniciativa "2018 - Ano OE das Alterações Climáticas”, o Colégio de Engenharia Química e Biológica da Ordem dos Engenheiros promove, a 26 de setembro, no Auditório da Sede Nacional, em Lisboa, o Seminário "Contributos da Engenharia Química para a Redução dos Gases de Efeito de Estufa" destinado a divulgar os esforços desenvolvidos pela indústria para reduzir as emissões de gases de efeito de estufa e as perspetivas levantadas por processos recentes destinados a reaproveitar o CO2 emitido para a atmosfera. 

A sessão é organizada em duas partes distintas. Primeiramente, e depois de uma apreciação dos resultados obtidos pela Indústria Química Europeia na redução das emissões de gases de efeito de estufa ao longo dos últimos anos, serão abordados os casos específicos de três ramos da indústria portuguesa considerados emissores intensivos: adubos, cimentos e celuloses e papel.

Na segunda parte serão apresentados processos capazes de reaproveitar, de forma economicamente viável, o CO2 como matéria-prima industrial. É bem conhecido o processo de fixação deste gás por via biológica nas plantas, mas o interesse da sua fixação e reutilização por via industrial surge recentemente em consequência da necessidade de reduzir, ou pelo menos travar, a subida do seu teor na atmosfera.

Consultar pagina do Evento »»»

Parceiros Institucionais