Curso de Especialização em Gestão

08 de Novembro de 2010 |

O encerramento do ano lectivo 2009/2010 dos Cursos de Especialiazção em Gestão decorreu no auditório da sede da Ordem dos Engenheiros e da Região Sul, no dia 8 de Novembro de 2010, numa cerimónia de entrega de Diplomas e Certificados.

Esta Formação Avançada, específicamente concebida para membros da Ordem dos Engenheiros, foi promovida pela Região Sul da Ordem e esteve a cargo do Centro de Estudos de Gestão (CEGE) do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG).

Proporcionar o conhecimento e a prática de processos organizacionais foi o desígnio desta iniciativa da Região Sul. Complementar a visão técnica da engenharia com a visão prática da gestão resulta numa melhoria do trabalho desenvolvido pelos engenheiros e, consequentemente, das organizações em que se integram.

Cada um dos três cursos ministrados no ano lectivo 2009/2010 teve a duração de 144 horas, tendo o primeiro curso iniciado a formação a 15 de Setembro de 2009 e o último curso concluído as avaliações a 3 de Julho de 2010.

66 Engenheiros frequentaram estes três primeiros cursos com resultados muito positivos. A grande maioria deles compareceu nesta cerimónia para receber os respectivos Diplomas e Certificados entregues pelo Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Eng. Carlos Matias Ramos, que presidiu à cerimónia, pelo Vice-Reitor da Universidade Técnica de Lisboa, Prof. Doutor Vítor da Conceição Gonçalves, pelo Presidente do ISEG, Prof. Doutor João Duque, pelo Presidente do CEGE , Prof. Doutor J. Augusto Felício e pelo Presidente do Conselho Directivo da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, Eng. Carlos Mineiro Aires.

A participação nestes cursos foi diversificada, tanto por colégio de especialidade como por escalão etário, como ilustram os gráficos abaixo.

Na sua intervenção de encerramento da cerimónia, o Bastonário da Ordem dos Engenheiros salientou que a engenharia é a demonstração de um grau de profissionalismo e especialização, e não uma mera mercadoria que se coloca à venda numa prateleira do supermercado.

O grande interesse despertado por estes cursos específicos para engenheiros levou a que a parceria entre a Região Sul da Ordem dos Engenheiros e o ISEG fosse reeditada para o corrente ano lectivo 2010/2011, em que se realizarão os 3.º, 4.º e 5.º cursos, para os quais as inscrições estão esgotadas.