Curso de Formação em Geoprocessamento

23 e 24 de junho de 2014

29 de Abril de 2014 | Engenharia Geográfica

O Colégio Regional de Engenharia Geográfica está a promover a realização de um curso de formação intensiva em Geoprocessamento, cujo conteúdo será:

1. Introdução
2. Execução em ArcGIS
2.1 A ArcToolbox
2.2 O ModelBuilder
3. Geoprocessamento avançado: "scripting" em Python
3.1 Acesso à geometria de objetos
3.2 Criação de geometrias
3.3 Criação e manipulação de subconjuntos de objetos
3.4 Manipulação de dados com o objeto "SpatialReference"

Datas: 23 e 24 de Junho de 2014
Duração: 8h (T) + 8h (P)
Ministração: 4 sessões (de 4h cada uma)
Número de participantes: 8 (mín) a 12 (máx)
Local: Coimbra, Sede Região Centro da Ordem dos Engenheiros
Preços: 100 € para Membros OE e 170 € para Não Membros
Inscrições:  solange@centro.ordemdosengenheiros.pt
Formador:  Prof. Dr . José Paulo Almeida (FCTUC)(*)

Nota: os formandos deverão ter instalado num portátil, a trazer para o curso, o "software" ArcGIS (ESRI), numa versão 10.x (refira-se que a versão 9.3 ainda é passível de utilização, embora haja pequenas diferenças).

Poderão instalar uma versão temporária do software, com licença para 60 dias, através do link: http://www.esri.com/software/arcgis/arcgis-for-desktop/free-trial

(*) Elementos Curriculares de José Paulo Elvas Duarte de Almeida

• Habilitações académicas: Lic. em engenharia geográfica, Universidade de Coimbra, 1992; Mestrado em engenharia civil (esp. em engenharia urbana), Universidade de Coimbra, 1997; Doutoramento em "geomatic engineering", University College London, 2008.
  • Cargos profissionais e científicos: 1992–1994, Engenheiro Estagiário na então Delegação Regional do Centro do INETI (Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial) 1994-presente, Docente da FCTUC (Assistente Estagiário, Assistente, Professor Auxiliar); 2006–presente, Investigador do INESCC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores em Coimbra); 2012–presente, Investigador Associado Visitante do University College London (Departamento de Engenharia Civil, Ambiental e Geomática).
  • Áreas científicas de trabalho: Desenho e implementação de algoritmos em ambiente SIG Cadastro predial 3D e sistemas 3D de informação cadastral predial Informação geográfica voluntária (IGV)) para infraestruturas de dados espaciais oficiais (IDE).