fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Curso "Eficiência hídrica e energética de edifícios" no LREC

De 1 a 4 de dezembro nos Açores.

23 de Novembro de 2015 | Geral


A maior eficiência no uso da água no sector urbano traduz-se numa redução de caudais captados e dos volumes de águas residuais. Contribuí  para não delapidar as disponibilidades e reservas estratégicas deste recurso e da sua qualidade. Por outro lado, os consumidores usufruem de um benefício  económico evidente, contribuindo diretamente para a eficiência energética, pois menores volumes consumidos e rejeitados reduzem as necessidades energéticas para aquecimento, bombagem e tratamento.
 
A investigação acerca dos edifícios de consumo de energia e emissões de carbono zero - ou quase zero - 'Near Zero-Energy Buildings' (NZEBs) intensificou-se nos últimos anos, tendo a  União Europeia reformulado a Diretiva relativa ao Desempenho Energético dos Edifícios (EPBD) [1], com o objetivo de garantir que  nos Estados Membros, até ao final de 2020,   edifícios novos terão necessidades quase nulas de energia. A redução da energia neste domínio é, então, apontada como uma prioridade no âmbito dos objetivos 20-20.
A introdução de medidas passivas, compatibilizadas com sistemas ativos, é a metodologia mais eficaz e contribuiu, efetivamente, para a diminuição das emissões de carbono e do consumo de energia no setor da construção, em geral e, em particular, nos edifícios.
 
O  curso teórico-prático que o LREC leva a cabo pretende  sensibilizar os formandos para a importância da eficiência hídrica e energética na atualidade e do seu efetivo contributo para a sustentabilidade; ministra conhecimentos sobre os principais contributos para a eficiência hídrica e energética nos edifícios; e alerta para a importância do nexus água-energia nos edifícios.


Inscrições e mais informações sobre o Curso ministrado em Ponta Delgada podem ser consultadas aqui. 
Inscrições e mais informações sobre o Curso ministrado em Angra do Heroísmo podem ser consultadas aqui. 



Parceiros Institucionais