D. Manuel Clemente no Ciclo de Palestras "Santarém na Ordem"

21 de Março de 2018 | Geral

A Delegação Distrital de Santarém promoveu no passado dia 1 de março, a segunda palestra do ciclo "Santarém na Ordem”, subordinada ao tema "A Pessoa e a Edificação da Sociedade”, que contou com a presença de cerca de uma centena de pessoas.
Contando com a colaboração do Instituto Politécnico de Santarém, esta segunda palestra decorreu no Auditório da Escola Superior Agrária, em Santarém, e teve como principal orador o Cardeal Patriarca de Lisboa D. Manuel Clemente. Licenciado em História e Teologia e doutorado em Teologia Histórica pela Universidade Católica Portuguesa, é o 17º Patriarca de Lisboa desde julho/2013. Foi nomeado Cardeal pelo Papa Francisco em janeiro/2015 e criado Cardeal Presbítero da Santa Igreja Romana em fevereiro/2015, com o título de Santo António dos Portugueses no Campo de Marte.
Na plateia assistente, além de membros da Ordem dos Engenheiros, encontravam-se cidadãos de outras áreas, membros da Igreja Diocesana e o Bispo de Santarém, D. José Traquina.
A sessão iniciou-se com as intervenções do Presidente do Instituto Politécnico de Santarém, Prof. Jorge Justino, e do Delegado Distrital de Santarém da Ordem dos Engenheiros, Eng.º Rui Barreiro, e prosseguiu com a intervenção do Cardeal Patriarca de Lisboa D. Manuel Clemente.
Sociedade, pessoas e indivíduos foram os conceitos que deram o mote ao início da palestra. «Um conjunto de pessoas que vivem em determinada época e lugar, segundo normas comuns», foi a definição dada por D. Manuel Clemente a "Sociedade”.
A dignidade da pessoa humana, o bem comum, a subsidiariedade e a solidariedade são os quatro princípios permanentes da sociedade que D. Manuel Clemente defende, constituindo os «meios e possibilidades que cada sociedade tem e que junta para desenvolver cada um dos seus membros como pessoa».
No que respeita à tradição cristã e ao contributo da Igreja Católica, o Cardeal Patriarca compara a própria pessoa e vida de Jesus Cristo com os conceitos de pessoa e sociedade: «a própria pessoa de Jesus Cristo, os seus gestos e atitudes, aquilo que as escrituras e os evangelhos guardam sobre ele, é um grande fator de vida em sociedade, vida em personalidade, pois tudo se baseia na relação e a relação acaba por ser o seu critério.».
No decurso da sessão foram ainda abordadas as diferenças na sociedade ao longo dos tempos e a implicação dessas evoluções nas relações entre indivíduos.
No final da sessão houve ainda lugar a um debate, com a participação do público presente.
A Delegação Distrital de Santarém agradece a disponibilidade do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, para integrar este ciclo de palestras, congratulando o seu ilustre discurso, bem como, a presença do Bispo de Santarém, D. José Traquina. A Delegação Distrital agradece também ao Instituto Politécnico de Santarém, na pessoa do Prof. Jorge Justino, por, mais uma vez, se ter associado a este evento.