fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Delegação de Santarém promove terceira visita à Rota dos Avieiros

25 de Setembro de 2018 | Geral


A Delegação Distrital de Santarém promoveu, a 15 de setembro, uma visita técnica sobre a Rota dos Avieiros. Pela terceira vez, e à semelhança das edições anteriores, a iniciativa voltou a reunir um grande número de intervenientes (num total de 30 membros).

O programa desta atividade iniciou-se com uma viagem de barco pelo Rio Tejo, entre Valada do Ribatejo (no concelho do Cartaxo) e a aldeia avieira da Palhota, na qual o barco atracou, podendo os participantes desfrutar de uma visita por esta aldeia típica de pescadores, construída com casas de madeira, tipo palafitas, cuja origem se perde nos tempos.

A viagem prosseguiu em direção ao Escaroupim (no concelho de Salvaterra de Magos), durante a qual foi possível desfrutar de paisagens únicas, terrenos ricos, flora e fauna diversificada, as verdejantes marachas das margens e as lezírias do Ribatejo povoadas de manadas de cavalos. Escaroupim, uma típica aldeia piscatória e uma das mais bem preservadas daquele concelho, localizada a 70 Km de Lisboa, foi formada em meados dos anos 30 e construída sobre estacas palafíticas, pelo que mantém a sua traça original com as suas tradicionais casas de "avieiros" (pescadores nómadas originários de Vieira de Leiria).

Ao atracar em Escaroupim, os participantes foram brindados com uma prova de vinhos branco e licoroso, prosseguindo a viagem de regresso a Valada do Ribatejo.

O evento terminou com um almoço convívio na Quinta da Bela Vista, numa zona privilegiada do Ribatejo, a 900 metros da cidade de Santarém. A Quinta da Bela Vista vive do Tejo e de uma desafogada paisagem sobre a lezíria ribatejana, onde a calma e a beleza daquela lezíria se combinam com todo o conforto e simpatia de um ambiente familiar requintado.

Parceiros Institucionais