fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Delegação Distrital de Santarém dedica noite temática à Gamificação

15 de Fevereiro de 2019 | Geral


A Delegação Distrital de Santarém promoveu, no passado dia 17 de janeiro, uma noite temática subordinada ao tema "Gamificação”, tendo como oradora a Dra. Cristina Ferreira.

«Em todos os trabalhos que devem ser feitos, há um elemento de diversão. Você encontra o contexto e o encaixa. O trabalho é um jogo.». Foi com esta frase, proferida por Mary Poppins, que se iniciou a sessão, seguindo-se uma exposição sobre a ligação entre a gamificação e a transformação digital: a capacidade de adaptação crítica para o sucesso (cultura); a importância crescente da experiência do utilizador; a inovação tem que acontecer rapidamente; a mobilidade crescente; a realidade aumentada; a grande produção de informação; a interoperabilidade; a internet of things; smart machines (robotização) e inteligência artificial; destruição de silos.

Seguiu-se uma abordagem ao conceito de gamificação propriamente dito, nomeadamente no que se refere ao impacto que a mesma pode ter nas organizações, ou seja, através da aplicação de mecânicas e psicologia de jogo na vida real e em atividades produtivas, para envolver e motivar as pessoas. 

A sessão terminou com a apresentação dos 8 drivers da gamificação: significado, desenvolvimento e realização, capacitar/fortalecer, propriedade, influência social, escassez, imprevisibilidade e perder e evitar. «O segredo do sucesso é ultrapassar o ABISMO», foi o mote de encerramento, seguindo-se o já habitual período de debate e esclarecimento de dúvidas relativamente aos temas apresentados.

Atualmente líder da PahlConsulting - empresa de origem portuguesa e que faz parte da Pahldata, a Dra. Cristina Ferreira é licenciada em Economia pelo ISEG, MBA em AESE e tem uma experiência de mais de 15 anos em consultadoria de gestão. A Delegação Distrital de Santarém agradece-lhe a disponibilidade, a colaboração neste evento e a excelente apresentação dos temas focados. 


Parceiros Institucionais