fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Desenvolvimento económico é estratégico para Cuba

09 de Março de 2016 | Geral


A Embaixadora de Cuba em Portugal, Johana Ruth Tablada de la Torre, e a Presidente da Sociedad de Ingeniería Civil (SIC) da Unión Nacional de Arquitectos e Ingenieros de la Construcción de Cuba (UNAICC), Kyra Bueno Risco, deram testemunho, em Portugal, numa sessão organizada a 26 de fevereiro pela Ordem dos Engenheiros, que a estratégia atual do Governo cubano assenta em garantir o desenvolvimento económico do País.

Para alcançar esse objetivo, o Ministério da Construção, as entidades e empresas de construção e a UNAICC encontram-se alinhados na identificação de estratégias que conquistem investimentos internacionais para Cuba e que concorram para o seu crescimento económico.

A este propósito, a embaixadora adiantou que existem já várias empresas portuguesas a trabalhar ou a colaborar com entidades cubanas e que a própria Embaixada assume o papel de facilitadora no encaminhamento das empresas portuguesas interessadas naquele mercado e a Câmara de Comércio de Cuba.

Entretanto, estão já identificados e programados vários projetos na área da construção e obras hidráulicas que, no conjunto, representarão um investimento de 293 milhões de pesos, o "maior plano na História, nesta área”, confirma Kyra Bueno Risco.

Para além destes projetos, a responsável apresentou, ainda, a carteira de oportunidades de investimento estrangeiro, por setores, na qual se encontram destacadas as áreas do turismo, do petróleo e da agroalimentar. Bastante abaixo figuram as energias renováveis, a indústria, o transporte, o minério e a construção.

A apresentação do contexto económico e profissional atualmente vivido em Cuba, nomeadamente na área da Engenharia, foi o objetivo desta sessão, inserindo-se na estratégia que tem vindo a ser seguida pela Ordem dos Engenheiros e que consiste no estreitamento de relações com as suas congéneres internacionais, nomeadamente de países da América Latina, no sentido de divulgação de oportunidades de desenvolvimento profissional e do estabelecimento de condições favoráveis para o exercício da atividade dos engenheiros portugueses nesses territórios, bem como dos estrangeiros em Portugal.

Depois dos Acordos firmados com associações profissionais do Perú, do México, da Colômbia e do Brasil, estão em curso negociações com a UNAICC com vista à estabilização das condições que permitam chegar a um compromisso semelhante.

A conferência foi presidida pelo Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Eng. Carlos Matias Ramos, e participada pelo Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul, Eng. Carlos Mineiro Aires.

Ver comunicações »»»

Parceiros Institucionais