Dia Distrital de Santarém reune Engenheiros na Casa dos Patudos

25 de Novembro de 2013 | Geral

No passado dia 16 de novembro, a Delegação Distrital de Santarém comemorou o Dia Distrital do Engenheiro, através de um encontro de Engenheiros na Casa dos Patudos, em Alpiarça.

Esta casa, que sofreu obras de reabilitação recentes, foi residência de José Mascarenhas Relvas desde os finais do século XIX até ao ano de 1929, data da sua morte. O evento contou com a participação de 50 pessoas e iniciou-se com uma receção na cozinha velha da Casa dos Patudos, onde foi servido um agradável "pequeno-almoço” de boas vindas, com a presença do Sr. Vereador João Pedro Arraiolos, da Câmara Municipal de Alpiarça. Seguiu-se uma visita cultural guiada ao Museu José Relvas, com a presença de figurantes vestidos e caracterizados à época, que leram cartas originais da família de José Relvas, retratando o tempo da 1ª República.

Durante a visita foi possível observar a rica e vasta coleção de José Relvas, legada ao Município de Alpiarça por testamento lavrado em 1928, composta por mobiliário, pinturas, esculturas, porcelanas, tapeçarias e outras artes decorativas da autoria de artistas notáveis. Seguiu-se uma pequena palestra, que constou de uma apresentação do Concelho de Alpiarça pelo Dr. Nuno Prates, e da descrição das obras de reabilitação realizadas na Casa dos Patudos, cuja intervenção esteve a cargo do Eng.º Pedro Santos da empresa AOF – Augusto de Oliveira Ferreira & Ca, Lda., sedeada em Braga. Este evento terminou com um almoço convívio, premiado com um momento musical alusivo às danças e cantares do Ribatejo, e com a intervenção do Presidente da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, Eng.º Carlos Mineiro Aires, que falou das atuais dificuldades de emprego na engenharia, e nas medidas e incentivos que têm vindo a ser implementados pela Ordem dos Engenheiros, destinados fundamentalmente aos jovens engenheiros, como forma de combater tais dificuldades.

Foi um dia bem passado, espelhado nas expressões e manifestações dos participantes, que, de um modo geral, revelaram vontade e disponibilidade para mais eventos desta natureza, contribuindo com sugestões para o efeito. A Delegação Distrital de Santarém agradece a disponibilidade do Município de Alpiarça na cedência das instalações para este evento, bem como dos recursos humanos afetos às mesmas.