Dia Mundial da Água – 22 de março

22 de Março de 2017 | Geral

Comemora-se hoje em todo o Mundo o Dia da Água, um recurso imprescindível para a sobrevivência das espécies e do Planeta.

A comemoração surgiu no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Ambiente que decorreu na cidade brasileira do Rio de Janeiro, em 1992. Os países foram convidados a celebrar o Dia Mundial da Água e a implementar medidas com vista à poupança deste recurso, promovendo a sua sustentabilidade.

Desde então, as celebrações do Dia Mundial da Água têm vindo a despertar consciências, a mobilizar órgãos oficiais e movimentos de cidadãos, e a colocar este recurso natural estratégico nas agendas políticas mundiais.
A gestão dos recursos de água tem impacto em vários setores, nomeadamente na saúde, produção de alimentos, energia, abastecimento doméstico e sanitário, indústria e sustentabilidade ambiental.
Por outro lado, as alterações climáticas provocam graves impactos nos recursos de água. Alterações atmosféricas como tempestades, períodos de seca, chuva e frio afetam a quantidade de água disponível e colocam em risco os ecossistemas que asseguram a qualidade da água.

Portugal tem vindo a olhar com especial atenção e preocupação para a preservação deste recurso, sendo a Ordem dos Engenheiros particularmente sensível à importância da preservação e manutenção dos recursos hídricos nacionais e à qualidade da água para abastecimento, daí ser membro integrante de várias organizações internacionais e nacionais, nomeadamente da APDA - Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas.

Em cada ano é proposto um tema para reflexão, sendo que em 2017 as atenções encontram-se focadas na problemática relacionada com o "Desperdício da Água”.

Os temas do Dia Mundial da Água:
2016 | Água e Empregos: Investir em Água é Investir em Empregos
2015 | Água e desenvolvimento sustentável
2014 | Água e Energia
2013 | Cooperação pela água
2012 | Água e segurança alimentar
2011 | Água para cidades: respondendo ao desafio urbano
2010 | Água limpa para um mundo saudável
2009 | Águas Transfronteiriças: a água da partilha, partilha de oportunidades.
2008 | Saneamento
2007 | Lidando com a escassez de água
2006 | Água e cultura
2005 | Água para a vida
2004 | Água e desastres
2003 | Água para o futuro
2002 | Água para o desenvolvimento
2001 | Água e saúde
2000 | Água para o século XXI
1999 | Todos vivem rio abaixo
1998 | Água subterrânea: o recurso invisível
1997 | Águas do Mundo: há suficiente?
1996 | Água para cidades sedentas
1995 | Mulheres e Água