fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Dia Mundial da Metrologia

04 de Maio de 2016 | Geral


A Especialização Horizontal em Metrologia da Ordem dos Engenheiros associa-se ao Instituto Português da Qualidade (IPQ) para comemorar o Dia Mundial da Metrologia 2016.

O dia 20 de maio é o Dia Mundial da Metrologia, celebrando a assinatura da Convenção do Metro em 20 de maio de 1875, por representantes de 17 nações, entre as quais Portugal. As informações relativas a este Dia Mundial podem ser obtidas em www.worldmetrologyday.org

Este ano, o tema escolhido pelas organizações internacionais dinamizadoras do Dia Mundial da Metrologia -- Bureau Internacional dos Pesos e Medidas (BIPM) e Organização Internacional da Metrologia Legal (OIML) -- são as "Medições num Mundo Dinâmico”, no sentido de sensibilizar os operadores económicos e os cidadãos em geral para a importância da medição das grandezas dinâmicas, considerando a permanente mudança e a evolução tecnológica associada aos instrumentos de medição e aos métodos de controlo dos mesmos.

São inúmeros os domínios metrológicos em que existe a necessidade de caracterizar grandezas variáveis no tempo. Apesar disso, é vulgar que os sensores utilizados nessas medições sejam calibrados em condições estáticas, ou apenas submetidos a sinais simples e repetitivos. Exemplos desta realidade são as medições mecânicas de mobilidade, desde a indústria automóvel até à robótica; as medições dinâmicas de torção, de força e de pressão; as medições dinâmicas de caudais de líquidos e de gases; as medições termométricas de impulso de calor e em aplicações nucleares; as medições em sistemas biológicos; entre muitos outros.

Do programa deste Dia Aberto constarão diversas apresentações, bem como visitas aos Laboratórios do IPQ e ao seu Museu de Metrologia. As inscrições (gratuitas) deverão ser efectuadas até ao dia 17 de Maio para o e-mail eventos@ipq.pt

Consultar Agenda »»»

Parceiros Institucionais