Dia Nacional do Ar – 12 de abril

Comemora-se hoje, pela primeira vez, em Portugal, o Dia Nacional do Ar.

12 de Abril de 2019 | Geral, Engenharia do Ambiente

Comemora-se hoje, pela primeira vez, em Portugal, o Dia Nacional do Ar.

Tal efeméride surge por decisão do Conselho de Ministros, através da sua resolução n.º 64/2019, de 10 de abril, como reconhecimento da importância da componente ambiental Ar, procedendo-se à criação de uma jornada anual onde se procura dinamizar vontades e iniciativas, na perspetiva de mobilizar diferentes intervenientes para o desafio de preservar e melhorar a qualidade do ar atual e futura.

O ar é um recurso essencial à vida, com repercussões diretas e indiretas no ambiente natural e modificado. A sua qualidade é determinante para a saúde pública e para a qualidade de vida da população, pelo que a gestão desta componente ambiental requer uma abordagem integrada, com a articulação de políticas e medidas ao nível setorial e entre os vários níveis de governação, bem como o envolvimento da sociedade civil.

A Ordem dos Engenheiros congratula-se com esta resolução, tendo desde a primeira hora manifestado junto da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, total disponibilidade para se associar aos eventos que venham a ser promovidos em torno desta efeméride, porquanto partilha do espírito que presidiu à sua criação e considera que a Engenharia desempenha um papel fundamental na preservação e melhoria da qualidade do ar.