fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Dia Nacional do Engenheiro 2014

Mais de 300 engenheiros presentes nas Caldas da Rainha

24 de Novembro de 2014 | Geral


As celebrações relativas ao Dia Nacional do Engenheiro 2014 (DNE) tiveram este ano lugar na cidade das Caldas da Rainha, entre 21 e 23 de novembro.

No dia 21, a Ordem dos Engenheiros (OE) foi recebida na Câmara Municipal local, momento onde o Presidente da autarquia, Dr. Fernando Ferreira, referenciou a Engenharia portuguesa como "de grande qualidade”. "Sem Engenharia não há futuro e a Engenharia portuguesa tem futuro”, apontou, identificando algumas das medidas tomadas nestes últimos anos pela edilidade e nas quais a Engenharia emergiu "como alavanca” de crescimento.

Para o dia 22 estavam reservadas a Assembleia Magna e a Sessão Solene, cerimónias decorridas no Centro Cultural e de Congressos daquela localidade. O primeiro momento foi dedicado ao debate aberto sobre a vida associativa da Ordem e às questões que mais impacto têm, atualmente, junto desta classe profissional. Foram apresentadas as iniciativas levadas a cabo, ao longo do ano, pela Direção Nacional da OE e auscultados os Membros que entenderam colocar questões/dúvidas/sugestões aos dirigentes da Ordem. Em debate estiveram problemáticas como a alteração estatutária em curso, o sistema de acreditação EUR-ACE, o sistema de formação contínua OE+AcCEDdE, a ligação da Ordem com a Sociedade, o plano das relações externas com outras associações congéneres e ainda a organização interna e funcionamento da Ordem.

A Sessão Solene, que integrou diversas cerimónias de homenagem aos engenheiros portugueses, teve como momento alto a entrega da Medalha de Ouro da OE aos Engenheiros Armando Lencastre e Armando Rito, figuras ímpares da Engenharia nacional, em reconhecimento pelo "relevante trabalho desenvolvido em prol da Engenharia portuguesa, na defesa do bem público e da promoção da qualidade de vida do Ser Humano, uma das principais missões da Engenharia”.

Para além de encontro de confraternização, o DNE serviu também de momento reflexivo sobre os problemas com que se debate a Sociedade e sobre os contributos que os engenheiros podem ancorar ao progresso económico e social do País, "aspeto que assume particular relevância na situação atual”, salientou o Bastonário, Carlos Matias Ramos.

Defendendo uma estratégia de valorização da marca tecnológica portuguesa, reconhecida internacionalmente, que altere a matriz histórico-económica marcadamente comercial, pouco mobilizadora do conhecimento e da inovação existentes no País, o Bastonário traçou algumas considerações sobre o papel da formação do engenheiro, salientando a "relevância de uma sólida formação de base, determinante para fazer face às constantes evoluções científicas e tecnológicas”.

Outro aspeto que mereceu preocupação da parte da Ordem está relacionado com a desvalorização da Engenharia na Administração Pública. "O Estado só é verdadeiramente independente se contar com organismos técnicos competentes e nos quais possa depositar a sua confiança”, apontou o responsável da OE. "A não preocupação em dispor, nos seus quadros, de órgãos de apoio à decisão baseados em profissionais altamente competentes e tecnicamente independentes não defende o Estado, não permite continuidade das ações que resultem de estratégias de cada Governo, nem garante, de forma inequívoca, a necessária avaliação dos serviços que contratualmente lhe são prestados por entidades privadas”, referiu.

A Ordem aproveitou este DNE para reiterar a sua disponibilidade em colaborar com o Governo, ou com movimentos da Sociedade Civil, na procura das melhores soluções nacionais para as questões de desenvolvimento económico sustentável e de interesse social, em áreas onde o planeamento, a Engenharia e a tecnologia desempenhem um papel relevante.

A sessão contemplou, ainda, intervenções de caráter institucional, bem como uma conferência proferida pelo Eng. António Fernandes Pega, Diretor-geral da HUF Portuguesa, sobre "A Atividade da Engenharia no Setor Automóvel”. Foram distinguidos os novos Membros Conselheiros da OE e entregues os diplomas aos engenheiros que, em 2014, completaram 50 anos de inscrição na Ordem e os novos títulos de Especialista. Foram ainda atribuídos os Prémios de Melhor Estágio de Admissão à OE em 2014.

O programa social contemplou o tradicional jantar de convívio, no dia 22, e uma visita guiada ao Mosteiro de Alcobaça, reservada para o dia 23.

Em 2015, o Dia Nacional do Engenheiro será celebrado em Braga.

A "INGENIUM” de novembro/dezembro (em preparação) apresentará uma reportagem alargada sobre o DNE 2014.




Parceiros Institucionais