Dia Nacional do Engenheiro 2015

Engenharia e tecnologia na linha da frente no Portugal 2020

11 de Dezembro de 2015 | Geral

O Dia Nacional do Engenheiro reuniu este ano em Braga cerca de 450 participantes paraas cerimónias de comemoração da criação da Ordem dos Engenheiros (OE), em novembro de 1936.

O encontro foi integrado pela Assembleia Magna, pelas cerimónias de homenagem aos engenheiros portugueses e por um módulo inovação, conduzido pelo Reitor daUniversidade do Minho.

Durante a Sessão Solene, o Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente recentemente empossado, Eng. José Mendes, manifestou o seu conforto por se encontrar entreos seus colegas de profissão. O governante reconheceu os desafios que o País tem pela frente, "desafios para os quais se conta com a Engenharia”,manifestando a sua certeza de que "os engenheiros não vão faltar à chamada”.

Chamada para a qual o Bastonário Carlos Matias Ramos manifestou a disponibilidade daOrdem, da Engenharia e das elevadas competências dos seus profissionais. Oresponsável aprofundou o tema, tendo referido que "cerca de 2/3 do valoralocado a Portugal corresponde ou incorpora a Engenharia e a Tecnologia”, reforçando a importância destas áreas para o desenvolvimento do País.

Numa intervenção onde apelou a uma maior integração e relevância de competências técnicas na tomada de decisões políticas, Carlos Matias Ramos criticou a faltade envolvimento da Engenharia nas decisões económicas do País. "O Estado só éverdadeiramente independente e forte se contar com organismos técnicoscompetentes e nos quais possa depositar a sua confiança”, declarou. "Os novos desafios deste novo Programa Quadro [Portugal 2020] impõem uma estratégia coletiva, consensual e mobilizadora da capacidade instalada do País, comapostas no conhecimento, no desenvolvimento equilibrado do território e na modernização das empresas, numa lógica mobilizadora da convergência operacional entre os diversos atores (…)”, alertou ainda o representante da classe profissional, a qual poderá ter um papel essencial na definição de estratégias e de prioridades parao investimento e desenvolvimento da economia portuguesa.

Os Engenheiros Belmiro de Azevedo e António Reis foram ainda condecorados com a medalha deouro da OE, a mais elevada distinção atribuída pela Ordem e que, segundo o Bastonárioda OE, se insere "na defesa de uma memória de personalidades de excelência quemuito prestigiam a Engenharia portuguesa.” Em troca, as duas personalidadespartilharam com a assembleia alguns dos momentos mais marcantes da sua experiência profissional, assim como a sua visão sobre a atualidade da Engenharia e fatores que podem condicionar o sucesso da profissão.

O encerramentoda Sessão Solene esteve a cargo do Professor António Cunha, Reitor daUniversidade do Minho, que apresentou dois casos de inovação e da Engenharia ao serviço da comunidade: a empresa nascida na instituição, a iSurgical 3D, e o investimento da multinacional alemã Bosch na cidade. Carlos Ribas,representante da Bosch Portugal, apresentou o plano da empresa no País noperíodo de 2015 a 2018, de onde se salienta o reforço no recrutamento, com a incorporação de mais 267 engenheiros, no investimento na ordem dos 56,7 milhõesde euros e na produção – com um objetivo de registo de mais 22 patentes.