fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Dieta Mediterrânica junta Engenheiros na OE

23 de Dezembro de 2013 | Geral, Engenharia Agronómica


O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Agronómica promoveu, no passado dia 13 de dezembro, a sessão "A Dieta Mediterrânica: Património Cultural II” para divulgação da recente aprovação da Dieta Mediterrânica como Património Cultural e Imaterial da Unesco.

À semelhança do que tinha já acontecido em julho, cerca de 50 participantes assistiram, no Auditório da Região Sul da OE em Lisboa, a diversas apresentações sobre produtos agrícolas, alimentos e características da Dieta Mediterrânica. Depois da comunicação historiando o processo de aprovação da candidatura Portuguesa, estiveram à mesa, os cereais, as hortícolas, as leguminosas e os frutos secos. As comunicações apresentadas, de alto nível técnico e de grande interesse, poderão ser consultadas no rodapé deste artigo.


No final os participantes tiveram a oportunidade de degustar de inúmeras variedades de pão, bolachas e granola produzidas e oferecidas pelo Museu do Pão de Seia e pela Padaria O Pão Nosso, e de maçãs, sumos e purés de fruta gentilmente cedidos pela Associação de Produtores da Maçã de Alcobaça, a que se juntou uma prova de diversos pratos de polvo e a cavala, patrocinados pela Docapesca e confecionados por uma equipa da Escola de Hotelaria de Lisboa.

A inscrição da dieta mediterrânica na lista do Património Imaterial da UNESCO, abre oportunidades e cria obrigações. Cabe-nos a todos a sua defesa e promoção, nomeadamente organizando iniciativas que dêem mais visibilidade aos nossos produtos sem esquecer que sendo nosso património são também fundamentais à preservação da paisagem rural!

Consulte abaixo as apresentações efetuadas no âmbito da sessão:
- Dieta Mediterrânica - um Património a preservar e revitalizar
- Os cereais na Dieta Mediterrânica
- A importância do  consumo de hortícolas
- As leguminosas na Dieta Mediterrânica, por Teresa Carita
- As leguminosas na Dieta Mediterrânica, por Isabel Duarte
- Frutos secos – Alimentos saudáveis

Parceiros Institucionais