Edição de 2016 do Prémio Inovação Jovem Engenheiro distingue projeto da primeira ponte mista GFRP- Betão em Portugal

17 de Agosto de 2017 | Geral

A edição de 2016 do Prémio Inovação Jovem Engenheiro distinguiu três trabalhos, de três jovens engenheiros, dos quais se destaca o primeiro prémio atribuído ao projeto da "Ponte de São Silvestre - Primeira Ponte Mista GFRP-betão em Portugal”.

Esta iniciativa, promovida anualmente pelo Conselho Diretivo da Região Sul, procura incentivar e dinamizar a capacidade inovadora dos jovens engenheiros a nível nacional premiando, anualmente e desde 1990, trabalhos provenientes dos diversos ramos da engenharia.

Nesta que foi a 26.ª edição deste prémio, foram admitidas a concurso doze candidaturas, apreciadas por um Júri, presidido pelo anterior Bastonário da OE, Eng. Carlos Matias Ramos, e composto por diversas outras personalidades de relevo da Engenharia.

A entrega de prémios decorreu durante a Sessão Solene das comemorações do Dia Regional Sul do Engenheiro, no Auditório da Câmara Municipal de Albufeira, no passado dia 13 de maio.

Trabalhos premiados

1.º Prémio foi atribuído ao trabalho "Ponte de São Silvestre - Primeira Ponte Mista GFRP-betão em Portugal”, da autoria do Eng. José Manuel Cabecinhas de Almeida Gonilha, membro Efetivo n. 62060, inscrito na Região Sul e agrupado no Colégio de Engenharia Civil.

2.º Prémio foi atribuído ao trabalho " Modelo de Apoio à Decisão para a Utilização de TIC na Otimização da Recolha de Resíduos Recicláveis”, da autoria do Eng. Manuel Mendes Correia, membro Efetivo n.º 66359, inscrito na Região Sul e agrupado no Colégio de Engenharia do Ambiente.

3.º Prémio foi atribuído ao trabalho "i-SMA Mix Design (Método Integrado de Formulação e Controlo de Misturas Betuminosas do Tipo SMA)”, da autoria do Eng. Henrique Manuel Borges Miranda, membro Efetivo n.º 53493, inscrito na Região Sul e agrupado no Colégio de Engenharia Civil.

1.º Prémio

"Ponte de São Silvestre - Primeira Ponte Mista GFRP-betão em Portugal”

José Manuel Cabecinhas de Almeida Gonilha

Objetivo e contributo inovador

O trabalho apresentado diz respeito à conceção e desenvolvimento da Ponte de São Silvestre em Ovar, um protótipo de ponte pedonal inovadora com estrutura mista composta por perfis pultrudidos em polímeros reforçados com fibras de vidro (GFRP) e betão auto-compactável reforçado com fibras de aço (SFRSCC).
Os materiais GFRP têm sido apontados como alternativa aos materiais tradicionais para construção de estruturas mais leves e de durabilidade melhorada. Os perfis pultrudidos destacam-se como os mais atrativos para a indústria da construção devido à grande variedade de secções aliada a custos relativamente reduzidos. No entanto, a sua elevada deformabilidade constitui um desafio à sua utilização corrente. Para ultrapassar esta limitação, vários autores têm desenvolvido soluções mistas GFRP-betão.
Os recentes desenvolvimentos nos betões auto-compactáveis reforçados com fibras de aço têm demonstrado o seu potencial como alternativa ao betão armado convencional e a possibilidade de construir elementos de reduzida espessura com boa resistência à corrosão.
Neste contexto, a solução estrutural desenvolvida almeja a períodos longos de vida-útil com custos de manutenção reduzidos. A adequabilidade da solução ficou demonstrada através de ensaios experimentais. Esses resultados foram comparados com previsões numéricas e analíticas, mostrando que é possível prever o comportamento deste tipo de estrutura inovadora e efetuar o seu dimensionamento com segurança.

2.º Prémio

"Modelo de Apoio à Decisão para a Utilização de TIC na Otimização da Recolha de Resíduos Recicláveis”

Manuel Mendes Correia

Objetivo e contributo inovador

No presente trabalho propõe-se um modelo de apoio à decisão de monitorização em tempo real das quantidades de resíduos recicláveis depositadas nos ecopontos tendo em vista a otimização das suas rotas de recolha. Dado o custo elevado de monitorizar todos os ecopontos com recurso às TIC, o modelo desenvolvido baseia-se na análise de agrupamentos de ecopontos com características semelhantes, efetuando a monitorização de uma amostra de cada cluster em detrimento da monitorização de todos os ecopontos. A incerteza associada à extrapolação dos dados das amostras para o total dos clusters leva à necessidade de se realizar uma análise de risco com recurso à simulação de Monte Carlo para poder avaliar eficazmente os benefícios desta solução. O modelo desenvolvido foi aplicado e validado com os dados cedidos por uma empresa real.

3.º Prémio

Henrique Manuel Borges Miranda

Objetivo e contributo inovador

O presente trabalho teve como principal objetivo o desenvolvimento de um novo e inovador método integrado de formulação de misturas Stone Mastic Asphalt (SMA) e respetivo controlo de qualidade em obra (sob patente e através de software), o qual permite estimar, de forma fácil e interativa, quais as consequências de determinada variação da composição volumétrica da SMA, nas suas características volumétricas, trabalhabilidade e desempenho.
A abordagem apresentada contribui para a alteração do paradigma atual, no que respeita à forma como se realiza e encara a formulação das misturas betuminosas a nível mundial, nomeadamente: redução significativa na necessidade de fabrico de provetes de mistura betuminosa em laboratório; diminuição do número de intervenções de manutenção/conservação necessárias, resultante de um aumento da durabilidade das misturas SMA, culminando numa significativa poupança dos recursos monetários, naturais e emissões de CO2.