Empregos e estágios em Engenharia

Conheça ofertas recentes e consulte a Bolsa de Emprego da OE

14 de Julho de 2014 | Geral

São várias as empresas portuguesas e estrangeiras que têm em curso processos de recrutamento de engenheiros ou de implementação de programas de estágios, igualmente direcionados para esta área do conhecimento.

A Siemens Portugal encontra-se, neste momento, com candidaturas abertas para o seu Centro Global de Operações mundial na área das Tecnologias de Informação, através do qual irá desenvolver softwares estratégicos para a própria Siemens.

Também na área das Tecnologias de Informação, a Vortal, empresa portuguesa com atividade na área das plataformas eletrónicas de contratação pública e empresarial, anunciou recentemente, em declarações do seu CEO, Rui Dias Ferreira, à ETV, que se prepara para contratar 50 engenheiros para um novo laboratório a instalar no Porto, num investimento de 2.2 milhões de euros.

Consolidando o sucesso da Iniciativa "Nestlé Emprego Jovem” – concebida para ajudar a combater o desemprego jovem no continente europeu –, a Nestlé  avançou, no final de junho, com a criação de um novo programa, intitulado "Aliança para a Juventude”, que conta com os seus parceiros de negócio. O programa tem uma implantação europeia e resulta da adesão da empresa ao projeto "European Alliance for Apprenticeships”, uma iniciativa que regista o apoio da Comissão Europeia. O programa "Aliança para Juventude” ficará, assim, integrado na Iniciativa Nestlé Emprego Jovem, que prevê a criação de 20 mil empregos em 20 países da Europa, até 2016. Este projeto tem como público-alvo jovens com menos de 30 anos.

Trata-se de um investimento de cerca de 677 milhões de euros e de 500 novos postos de trabalho até 2019. São estes os números envolvidos no último anúncio da Autoeuropa, efetuado recentemente, e que resulta da decisão de juntar um novo modelo da Volkswagen aos quatro já em produção na fábrica de Palmela.

A Linkedcare,  aplicação inovadora que liga médicos e cidadãos na criação do primeiro ecossistema digital na área da saúde a nível mundial, prepara-se para contratar, até ao final do ano, 24 novos colaboradores para as áreas de Engenharia Informática, marketing, customer service e customer engagement.

Para o corrente ano de 2014, a CBE, empresa integradora e instaladora de tecnologias de redes fixas e móveis de telecomunicações, perspetiva a criação de 150 postos de trabalho. O processo de contratação teve início ainda em finais do ano passado, mas há ainda cerca de 50% de vagas para preencher ao longo dos próximos meses. Carlos Barroqueiro, CEO da empresa, revela, ainda, ao "Expresso Emprego” que a empresa está focada em atrair profissionais ligados à Engenharia, mas igualmente oportunidades para perfis ligados às áreas de gestão e administrativos, sempre com qualificação superior ao nível da licenciatura ou mestrado. A CBE está também a integrar estagiários em diversas áreas.

Mais uma vez as Tecnologias da Informação "dão cartas” a nível do emprego. A Unisys revela, através do seu Enterprise Services Director, Fernando Reino da Costa, a intenção de reforçar o número de quadros da empresa em cerca de 20% face aos 100 profissionais que asseguram a atividade do Microsoft Competence Center da empresa.

A primeira Academia Truewind-Chiron é lançada em setembro, num projeto que combina a formação com o recrutamento. Na mira da consultora tecnológica estão jovens licenciados nas áreas da Engenharia, Gestão ou Economia. De acordo com informações noticiadas pelo Expresso, pelo menos dez participantes deverão integrar a empresa após a formação, sendo que, para 2014, o Administrador da empresa, João Campos, estabeleceu como meta 40 novas contratações. Um número que considera determinante para a atual dinâmica da empresa que quer fazer crescer a sua atividade em Portugal e no Brasil.

A Aicep Portugal Global, entidade gestora do Inov Contacto, lançou recentemente a edição de 2014/2015 deste projeto de estágios internacionais, sendo que as inscrições, exclusivamente online, podem ser feitas até ao dia 24 de agosto. Este programa conta já com 17 edições concluídas, num total de mais de 4.000 estagiários integrados de um universo de cerca de 50.000 candidaturas , o que representa uma taxa de integração da ordem dos 9%.

O Grupo brasileiro Andrade Gutierrez  (AG), com atividade nas áreas de Engenharia e Construção, Gestão de Investimentos e Novos Negócios, está a recrutar jovens finalistas de mestrado (ou com mestrado concluído até há dois anos), de todas as áreas de especialização, através do programa internacional Trainee AG. Para participar, os candidatos devem submeter a sua candidatura online até 31 de agosto.

A Ordem dos Engenheiros disponibiliza muitas outras ofertas de emprego na Bolsa de Emprego que criou no seu portal na Internet, e que atualiza em permanência, bem como oportunidades de estágios, igualmente publicadas no portal.