fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Eng. Armando Sevinate Pinto

Ordem dos Engenheiros manifesta pesar pelo seu falecimento

30 de Março de 2015 | Geral


Por ocasião do falecimento do Eng. Armando José Cordeiro Sevinate Pinto, a Ordem dos Engenheiros manifesta o seu profundo pesar por tão grande perda para a Engenharia, para a Agricultura portuguesa e para o País.

Sevinate Pinto era Membro Efetivo da Ordem dos Engenheiros desde 1973, agrupado no Colégio de Engenharia Agronómica. Foi Membro do Conselho de Admissão e Qualificação da sua Associação Profissional e era Membro da Academia de Engenharia.

Armando José Cordeiro Sevinate Pinto nasceu em Ferreira do Alentejo a 1 de janeiro de 1946, era casado e tinha dois filhos. Trabalhava como Coordenador Técnico da empresa AGRO.GES.

Licenciado em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa, Sevinate Pinto foi Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas (entre 2002 e 2004) do XV Governo Constitucional, liderado pelo Dr. Durão Barroso. Em 2006 assumiu as funções de Consultor do Presidente da República para os Assuntos Agrícolas e o Mundo Rural, que cumpriu até 2014.

Desempenhou, igualmente, cargos de responsabilidade no Ministério da Agricultura, na Comissão Europeia em Bruxelas, na FILCORK – Associação Interprofissional da Cortiça, na Comissão de Avaliação do Ensino Superior do Ministério da Educação, no Conselho Geral da Universidade de Évora e no Conselho de Avaliação e Qualidade do Instituto Politécnico de Beja.

A 10 de junho de 2005 foi condecorado pelo então Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, com a Grã-cruz da Ordem de Cristo.

Sevinate Pinto era um profundo conhecedor do Mundo Agrícola e defensor de que a agricultura "corresponde ao setor produtivo que maiores e mais rápidos contributos poderá prestar a Portugal no seu movimento de recuperação económica e financeira”.

A Ordem dos Engenheiros recorda, neste momento, algumas das suas ideias, expressas durante uma entrevista que concedeu à INGENIUM »»»

Parceiros Institucionais