fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Eng. Fernando Branco eleito presidente da IABSE

19 de Outubro de 2015 | Geral


O Eng. Fernando Branco foi recentemente eleito presidente da IABSE-International Association for Bridge and Structural Engineering para o triénio 2016-2019.

Até há poucos meses Presidente do Conselho Europeu de Engenheiros Civis (European Council of Civil Engineers – ECCE), Fernando Branco assume agora a liderança da IABSE, fruto do prestígio profissional que tem vindo a conquistar junto dos seus pares internacionais, mas também do reconhecimento da qualidade da Engenharia portuguesa nos diferentes continentes.

Fernando Branco é licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico (1976), Mestre na área de Estruturas pela Universidade de Waterloo, Canadá (1981) e Doutorado igualmente em Estruturas pelo Instituto Superior Técnico (1991).

É Professor Catedrático do IST, tendo sido, entre 2007 e 2009, Presidente do Departamento de Engenharia Civil desta instituição académica. 

Dos vários cargos internacionais, destaque para a Presidência do Grupo Português da IABSE.

Na Ordem dos Engenheiros, foi Presidente do Colégio Nacional de Engenharia Civil entre 2004 e 2007, Membro do Conselho de Admissão e Qualificação nos mandatos de 2007/2010 e 2010/2013, sendo no mandato em curso membro da Assembleia de Representantes.

A IABSE foi criada em 1929, em Zurique, onde ainda tem a sua sede, sendo hoje a mais antiga associação internacional de engenheiros civis de estruturas e integrando representantes de mais de 100 países. Ao longo do séc. XX, teve entre os seus membros os grandes nomes da Engenharia de todo o Mundo que estiveram associados às grandes construções que marcaram o nosso Planeta, e contribuíram para o desenvolvimento das tecnologias inovadoras que permitiram a sua realização.

Além da publicação regular de inúmeros documentos técnicos, realizados no âmbito dos seus grupos de trabalho, a Associação atribui todos os anos, durante o seu Congresso, prémios a figuras distintas da Engenharia e o prémio OSTRA (Outstanding Structure Award), concedido à construção mais relevante realizada no Mundo, sendo considerado como o "Nobel da Engenharia”.

A Engenharia portuguesa já foi distinguida duas vezes com a atribuição deste Prémio. Em 2004 foi a obra do alargamento do Aeroporto Internacional da Madeira, com projeto do Eng. António Segadães Tavares, que mereceu tal distinção, sendo que em 2009 o galardão voltou a Portugal para premiar o Santuário da Santíssima Trindade, em Fátima, da autoria do Eng. José Mota Freitas.

Parceiros Institucionais