Engenharia com procura estável de profissionais

01 de Março de 2010 | Geral

No primeiro semestre de 2010, 37% dos candidatos colocados pela empresa de recrutamento Michael Page Portugal pertenciam ao sector da Engenharia, contrastando com 2009, ano em que a falta de financiamento para grandes projectos prejudicou um largo número de empresas do sector. Entre os perfis mais recrutados em 2010, encontram-se os perfis seniores de Gestores de Projectos, Directores de Obra, Engenheiros de Investigação e Desenvolvimento, Gestores de Processos e Sustentabilidade e Directores Técnicos e de Operações.

De acordo com um comunicado da empresa, o sector da Engenharia encontra-se estável em 2010, mantendo-se a procura de profissionais qualificados em Portugal e no estrangeiro, sendo por isso um sector de uma especial importância na conjuntura actual: “apesar de 2009 ter sido um dos anos mais duros para a área, espera-se que 2010 seja um período de estabilidade e inclusivamente de recuperação sustentada em vários sectores concretos”, explica João Nunes, Executive Manager da Michael Page Engineering & Property.

No entanto, e apesar do aumento sustentado no volume de processos desta divisão, durante 2010 assistiu-se a um decréscimo nos salários praticados, sobretudo nos perfis juniores. Por outro lado, está a assistir-se a um grande aumento do número de ofertas para o estrangeiro, com a multiplicação de projectos em países de África e América do Sul. Assim, engenheiros portugueses com um bom conhecimento de idiomas e facilidade de mobilidade “têm cada vez mais possibilidades de ir para o estrangeiro”, assegura a Michael Page.

Entre os requisitos mínimos que o candidato deve apresentar destaca-se a Licenciatura em Engenharia ou Formação Profissional de Grau Superior. Experiência mínima de cinco anos, perfis muito específicos e especializados e um bom nível de inglês, também são factores valorizados.