Engenheiro António Guterres a um passo da liderança da ONU

Ordem dos Engenheiros felicita este seu "Engenheiro Humanista”

06 de Outubro de 2016 | Geral

Ordem dos Engenheiros felicita este seu "Engenheiro Humanista”

O Engenheiro António Guterres, ex-Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), foi hoje escolhido por unanimidade, em sede do Conselho de Segurança das Nações Unidas, para assumir o cargo de Secretário-Geral daquela que é a organização internacional de maior relevância.

A Ordem dos Engenheiros, na pessoa do seu mais alto representante, o Bastonário Carlos Mineiro Aires, felicita este seu Membro, reconhecendo que todo o percurso profissional e de vida do Engenheiro António Guterres, de entrega e de trabalho em defesa da causa pública e da dignidade do Ser Humano, eleva ao mais alto nível a missão primeira da Engenharia: a promoção da segurança e do bem-estar das populações. Foram também estas as razões que presidiram à homenagem que a Ordem dos Engenheiros fez, em 2013, a este seu "Engenheiro Humanista”, entregando-lhe, por ocasião do Dia Nacional do Engenheiro, a mais alta condecoração da Ordem: a sua Medalha de Ouro.

António Guterres venceu todas as seis votações informais realizadas no seio da ONU, tendo a votação de hoje confirmado a preferência dos países que a integram. Amanhã, 6 de outubro, será o dia decisivo, data em que o nome de Guterres será recomendado à Assembleia Geral da organização, esperando-se que daqui saia a confirmação da sua eleição como Secretário-Geral da ONU.

Esta decisão e a ocupação de um cargo de tamanha responsabilidade e, simultaneamente, de tanto significado para a Humanidade, será altamente prestigiante para Portugal, mas também para a Engenharia portuguesa, ela própria uma ativa embaixadora das capacidades dos portugueses nos cinco continentes.