fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Engenheiro Armando Lencastre - Um eterno humanista

14 de Setembro de 2017 | Geral


É com profundo pesar que o Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Engenheiros comunica o falecimento do Senhor Engenheiro Armando Lencastre. 
Personalidade maior da Engenharia portuguesa, referência mundial na área da hidráulica, Professor dedicado, empreendedor, autor de inúmeras obras de caráter técnico, mas também de perfil social e humanista. 
Trata-se de uma perda sem substituição para a Engenharia, para o conhecimento, para a comunidade.

O Engenheiro Armando Lencastre presidiu à Ordem dos Engenheiros entre 2 de abril de 1979 e agosto de 1980. O período foi breve, mas a obra marcante, reconhecimento que lhe chegou com a atribuição do seu nome ao Auditório da Sede Nacional da Ordem, em Lisboa. 
Tornou-se membro efetivo da Região Sul da Ordem dos Engenheiros em 1951, com o número 3516. Especializou-se em Engenharia Sanitária e Hidráulica e Recursos Hídricos e foi Membro Conselheiro da Ordem. Em 2014, no âmbito da Sessão Comemorativa do Dia Nacional do Engenheiro, nas Caldas da Rainha, a Ordem dos Engenheiros outorgou a sua mais alta distinção ao Sr. Engenheiro Armando Lencastre, atribuindo-lhe a sua medalha de ouro.

Armando Lencastre completou a sua licenciatura em Engenharia Civil no ano de 1950. Foi no Instituto Superior Técnico que se formou e também aí que exerceu parte da sua carreira docente, que prosseguiu na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, na qualidade de Professor Catedrático Convidado. Prestou provas de Doutoramento na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Desenvolveu atividade profissional no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), onde obteve o grau de Investigador Principal.

Na área empresarial, fundou a Hidroprojecto, Consultores de Hidráulica e Salubridade, SA. 
Foi ainda Presidente do Conselho Consultivo da Secretaria de Estado da Investigação Cientifica. Fundador e Primeiro Presidente da Academia de Engenharia, da qual era Presidente Emérito. Membro Emérito da Academia das Ciências de Lisboa. Prémio de Investigação Manuel Rocha (LNEC), Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

Armando Monteiro Coutinho de Lencastre nasceu em Pinhel, a 21 de maio de 1924, e faleceu a 14 de setembro de 2017, em Lisboa.
O corpo será velado a partir das 18h30 de hoje na Igreja de São João de Brito, em Lisboa. A missa de corpo presente será celebrada amanhã, dia 15 de setembro, pelas 14h00, seguindo-se o cortejo fúnebre para o cemitério de Colares.

Parceiros Institucionais