fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Engenheiro eletrotécnico premiado com bolsa de estudos "China Three Gorges"

23 de Julho de 2018 | Geral


João Graça Gomes, membro agregado ao Colégio de Engenharia Eletrotécnica da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, foi premiado com a bolsa de estudos 'China Three Gorges'.

Esta bolsa resulta de uma parceria entre a Universidade de Lisboa (UL) e a China Three Gorges Corporation, tendo por objetivo estimular os antigos estudantes da UL a prosseguirem os seus estudos em universidades chinesas, contribuindo para a valorização da formação de nível superior e para o desenvolvimento socioeconómico das comunidades chinesas e portuguesas.

O engenheiro Graça Gomes é assim premiado pela segunda vez, dado que, em 2017, foi o vencedor do melhor estágio do Colégio de Eletrotécnica da OE, com o trabalho 'Cenarização do Sistema Elétrico 100% Renovável em Portugal Continental'. Devido à atribuição desta bolsa, poderá continuar os seus estudos na área das mitigações das alterações climáticas, ao ingressar num mestrado em energia de baixo carbono, no China-UK Low Carbon College. 

O China-UK Low Carbon College é parte integrante da Universidade Xangai Jiaotong e destaca-se por ser um dos primeiros centros de investigação sino-europeus em políticas energéticas. Esta universidade é reconhecida pelo seu prestígio no campo da engenharia e por constarem nos seus antigos alunos, personalidades como Qian Xuesen, pai do programa aeroespacial chinês, Jiang Zemin, presidente da China (1993-2003), entre outros.

Com o conhecimento adquirido com o curso em energia de baixo carbono, João Graça Gomes espera poder vir a contribuir positivamente para o desenvolvimento de novas centrais elétricas renováveis em Portugal e para a definição de políticas energéticas ambiciosas, que potenciem a economia nacional.

Refira-se que o jovem engenheiro português colaborava no departamento técnico da Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN), antes de iniciar esta nova etapa académica. Na APREN, as suas funções centravam-se na análise dos dados de produção de eletricidade de origem renovável em Portugal, participação nos estudos técnico-económicos da associação e cooperação com entidades internacionais do setor renovável, como WindEurope, Bioenergy Europe e REN21.

Parceiros Institucionais