Engenheiro José Mota Freitas – Uma vida eternizada pela sua obra

Cerimónia fúnebre tem lugar na segunda-feira, pelas 10h00, na Igreja das Antas, no Porto

14 de Janeiro de 2017 | Geral

Por ocasião do falecimento do Eng. José Mota Freitas, a Ordem dos Engenheiros manifesta o seu profundo pesar por esta perda ímpar para a Engenharia, para o Ensino e para a Sociedade.

José Mota Freitas, Engenheiro Civil, Projetista, Professor, reconhecido detentor de um desenvolvido espírito humanista, deixa a sua assinatura em alguns dos mais emblemáticos projetos de Engenharia do País. A Igreja da Santíssima Trindade, em Fátima, foi uma das grandes realizações que, em 2009, lhe valeu o Prémio Outstanding Structure (OSTRA), conhecido como o Óscar da Engenharia de Estruturas, atribuído pela Association for Bridge and Structural Engineering (IABSE).

A IABSE representa a maior Associação Internacional da especialidade, com cerca de 4000 membros engenheiros de estruturas, de mais de 100 países, promovendo o desenvolvimento da engenharia de estruturas em todo o mundo.

A Igreja da Santíssima Trindade, inaugurada em 2007 nas comemorações do 90.º aniversário das aparições, já havia sido distinguida com o Prémio Secil de Engenharia Civil desse ano.

A Ordem dos Engenheiros distinguiu, também ela, o Engenheiro e o Homem em 2012, entregando-lhe o seu mais alto galardão, a sua Medalha de Ouro, numa cerimónia que decorreu na FEUP, a academia onde sempre ensinou.

A cerimónia fúnebre de José Mota Freitas tem lugar na segunda-feira, dia 16 de Janeiro, pelas 10h00, na Igreja das Antas, no Porto.