Engenheiros à descoberta de Colares

28 de Junho de 2016 | Geral

A região de Colares, uma pitoresca localidade aninhada entre a serra de Sintra e o oceano Atlântico, recebeu no sábado, 25 de junho, um grupo de engenheiros que partiram à descoberta dos encantos da região e do seu famoso vinho de chão-de-areia.

Resultado de uma parceria entre o Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Agronómica da Ordem dos Engenheiros, a Vinositas e a Wine Tells, esta visita técnica contou com a presença de trinta pessoas, entre as quais se destacam os engenheiros Fernando Mouzinho e Mariana Krohn, do conselho nacional e regional de Engenharia Agronómica, respetivamente.

O enólogo Virgílio Loureiro, teve a seu cargo a parte técnica da visita, do ponto de vista vitícola e vinícola, apresentando os vinhos à prova, e evidenciando as suas principais caraterísticas, bem adaptadas à ementa escolhida.

A primeira paragem do dia foi numa vinha, onde os visitantes puderam constatar in loco uma plantação em chão de areia, com diferentes tipos de condução. Depois disso, o grupo passou pela Adega Regional de Colares, membro da rota dos vinhos de Bucelas, Carcavelos e Colares, onde foi possível inteirar-se dos procedimentos inerentes à atividade de vinicultura. Seguiu-se uma passagem pela Quinta de Casal de Santa Maria, uma referência local em matéria de vinhos e detentor de inúmeros prémios nacionais e internacionais.

O almoço teve como cenário a adorável aldeia de Ulgueira, localidade dona de uma luminosidade caraterística da região e que tem conservado o seu aspeto rural e a sua grande beleza.

Da parte da tarde, ainda houve tempo para um passeio pedestre pela referida aldeia, tendo a comitiva dos engenheiros passado pelo miradouro local e pela Igreja de Nossa Senhora da Conceição, uma construção datada da década de 60 do século XVI e classificada como Monumento de Interesse Público.

O último ponto da visita foi a Adega Viúva Gomes, uma casa cheia de história na produção de vinho da região de Colares, datada de 1808, e cujo espólio oferece exemplares de 1931 e 1962, numa verdadeira exaltação do melhor que se faz naquela região.

Refira-se que Colares é uma pitoresca vila do concelho de Sintra que dá nome a uma das mais famosas e exclusivas regiões vitícolas portuguesas, cujos vinhos, tanto brancos como tintos, emocionam qualquer enófilo.

A Região Vitivinícola foi demarcada em 1908, sendo desta forma a segunda região demarcada mais antiga do país. Situada numa zona de dunas, no litoral do concelho de Sintra, entre a Serra e o Oceano Atlântico, desde o Cabo da Roca a Magoito.

As castas mais famosas desta região são o exclusivo Ramisco (tinta) e a generosa Malvasia (branca), que contribuem, juntamente com a brisa atlântica, para a originalidade dos vinhos.

O genuíno tinto de Colares, de cor aberta e aparente fragilidade, tem uma privilegiada compleição, onde a agressividade dos taninos e a acidez marcante são imagens de marca que só o tempo de garrafa permite lapidar. O branco de chão-de-areia põe à prova a célebre Malvasia, proporcionando vinhos austeros de aroma enquanto novos, de sabor ácido e tenuemente salgado. O envelhecimento proporciona aromas, sabores e texturas surpreendentes, que tornam o Colares inimitável e o mais longevo dos vinhos portugueses.