Engenheiros ao encontro do potencial turístico do Rio Tejo

30 de Setembro de 2016 | Geral

No dia 24 de setembro, a Delegação Distrital de Santarém promoveu uma visita técnica que contou com a presença de 62 participantes, entre os quais, o Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Eng. Carlos Mineiro Aires, . O tema da visita técnica – o potencial turístico do Rio Tejo – suscitou o interesse de todos, e foi o ponto de partida para uma jornada onde foram debatidos outros temas relacionados com o rio e a sua importância para a região e para o país. Das atividades organizadas este ano por esta Delegação, esta foi até agora, uma das que contou com maior adesão por parte dos nossos membros.

O programa teve início com uma receção aos participantes na antiga Escola Primária de Valada do Ribatejo, onde decorreu uma palestra técnica que contou com os seguintes oradores: Eng.º Rui Barreiro (Delegado Distrital de Santarém), Eng.º Arnaldo Pêgo (Conselho Diretivo da Região Sul), Eng.º António Oliveira (Secretário da Assembleia Regional) e Eng.º Pedro Lino Caetano (Assembleia de Representantes da Região Sul). Nesta palestra foram abordadas várias temáticas relacionadas com o rio Tejo, tais como o aproveitamento do rio para fins agrícolas, a importância do rio e seus afluentes no que concerne ao abastecimento de água à área metropolitana de Lisboa, aspetos ambientais, valências turísticas, terminando com uma alusão às diversas espécies de aves que podem ser observadas nesta zona, das quais se destacam a águia pesqueira, a ibís negra e a garça.

Seguiu-se uma viagem de barco no Rio Tejo, entre Valada do Ribatejo (no concelho do Cartaxo) e a aldeia avieira de Escaroupim (no concelho de Salvaterra de Magos), designada por "Rota dos Avieiros”, na qual foi possível desfrutar da beleza da paisagem, observar algumas das espécies de aves presentes nesta zona e apreciar a traça original e tradicional das casas dos "avieiros” (pescadores nómadas originários de Vieira de Leiria). O evento terminou com um almoço convívio no restaurante "O Escaroupim”, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Dr. Pedro Ribeiro.

A Delegação Distrital de Santarém agradece a colaboração dos oradores, a disponibilidade das empresas que disponibilizaram a rota do Escaroupim e da cultura avieira, e a participação especial de José Freitas que, não sendo biólogo, proporcionou aos participantes uma exposição de grande relevância sobre as diversas espécies de aves que podem ser observadas nesta zona do Rio Tejo.