Engenheiros Civis visitam obra de construção do Hospital CUF Tejo

14 de Dezembro de 2018 | Geral

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil promoveu, no passado dia 13 de dezembro, uma Visita Técnica à obra de construção do Hospital CUF Tejo, pela empresa Teixeira Duarte, SA (TD), em Lisboa.

O Hospital contará com 100 gabinetes de consulta médica, 60 gabinetes de exames, 11 salas de operação, 200 camas de internamento, das quais 14 para cuidados intensivos e 800 lugares de estacionamento. Os trabalhos de escavação e contenção periférica da obra tiveram início em novembro de 2016, prevendo-se que finalizem no último trimestre de 2019. Este empreendimento tem uma área de construção de 75 000 m², distribuída por 5 pisos acima do solo e 4 caves. No final de outubro foram concluídos os trabalhos de betão armado, estando em desenvolvimento as impermeabilizações, revestimento de fachadas, caixilharias, divisórias leves e instalações especiais.

A visita, que contou inclusivamente com as presenças dos Engenheiros Pedro Teixeira Duarte e Henrique Teixeira Duarte, iniciou com uma apresentação do Eng. Tiago Pereira da TD que descreveu de forma detalhada o projeto em execução, com destaque para a escavação e a contenção periférica, execução da estrutura, instalações, acabamentos, principais tecnologias construtivas e o modelo BIM, desenvolvido pela TD, utilizado na gestão da obra. Foram também divulgados alguns desafios com os quais os responsáveis da obra se foram deparando. A apresentação finalizou com as questões colocadas pelos presentes.

A segunda parte da atividade consistiu na visita à obra, tendo os Engenheiros podido observar a evolução da construção em vários pisos e diversos aspetos construtivos e estruturais referidos na apresentação inicial.

Os Engenheiros que participaram nesta visita técnica revelaram o seu agrado em conhecer esta imponente e significativa construção no centro de Lisboa.