Engenheiros conversam sobre terroir à Volta do Vinho

18 de Julho de 2014 |

A sétima edição das "Conversas à Volta do Vinho", organizada pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Agronómica, decorreu no passado dia 17 de julho, na Sala do Bar da Sede da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa. Foram trinta os participantes que tiveram a oportunidade de assistir às apresentações do Prof. Virgílio Loureiro e do Prof. Manuel Madeira sobre o "Terroir, um conceito para enófilos perfeccionistas”.

O Prof. Manuel Madeira deu início à conversa de final de tarde dando, aos engenheiros presentes, uma perspetiva histórica alargada do conceito terroir. Seguidamente, foi a vez do Prof. Virgilio Loureiro apresentar algumas definições diferentes do conceito de terroir, sendo que uma das mais consensuais refere um "espaço geográfico onde uma comunidade desenvolveu ao longo da sua história um saber coletivo de produção baseado num sistema de interações entre o meio físico e biológico”. Durante a sessão foram ainda apresentadas as diversas variáveis de análise de um terroir bem como as zonas vitícolas do território nacional baseadas nos índices bioclimáticos.

No decorrer das apresentações de ambos os oradores houve espaço para a degustação de seis vinhos diferentes, tendo sido debatida, simultaneamente, a importância do solo na qualidade e no sabor dos vinhos degustados.