Engenheiros participam em Curso de Prova de Águas

25 de Novembro de 2014 |

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia do Ambiente promoveu um Curso de Prova de Águas, que se realizou no passado dia 21 de novembro, com a participação de 10 membros da Ordem dos Engenheiros, no Laboratório Central da EPAL, nos Olivais.

O Curso, cujo objetivo foi dotar os participantes dos conhecimentos essenciais para apreciar de forma crítica o cheiro e o sabor da água, teve início com uma sessão teórica na qual três técnicos da EPAL apresentaram o sistema de abastecimento da empresa bem como os seus processos de controlo da qualidade da água no sistema de abastecimento. Foram referidas ainda as características físico químicas da água, nomeadamente a sua mineralização e dureza, e explicados os mecanismos fisiológicos envolvidos na perceção dos odores e sabores pelo Homem, bem como as causas do cheiro e sabor da água. Na sessão teórica foi ainda apresentado o método de ensaio de cheiro e sabor e apresentadas soluções padrão representativas de diferentes tipos de cheiro e sabor: cloro, mofo, terra, fénico/medicinal, doce, amargo, metálico, entre outros.

Seguiu-se a visita ao Laboratório da EPAL com vista à realização de exercícios práticos, nomeadamente treino de cheiro, treino de sabor e treino com amostras de água. Após esta sessão prática em laboratório os participantes partiram, em autocarro, para o Museu da Água, sito no edifício da estação elevatória a vapor dos Barbadinhos.

À chegada do Museu os participantes foram submetidos a uma prova-cega de degustação de águas de forma a testarem os conhecimentos adquiridos durante a manhã. Seguiu-se um almoço – convívio volante gentilmente oferecido pela EPAL e ainda uma visita guiada ao Museu da Água.

Os participantes visitaram a exposição permanente do Museu onde se destaca a história da evolução do abastecimento de água à cidade de Lisboa, desde a presença romana até hoje.

O Curso de Prova de Águas culminou com a entrega de diplomas e com o regresso dos participantes até à Sede da Região Sul.