fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Engenheiros visitam Centro de Triagem de Materiais Recicláveis

02 de Julho de 2015 | Engenharia do Ambiente


Realizou-se no passado dia 19 de junho uma visita técnica, promovida pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia do Ambiente, ao Centro de Triagem de Materiais Recicláveis do Lumiar da Valorsul. Esta visita foi realizada no âmbito do "Ciclo de Visitas a Empreendimentos Ambientais Notáveis” que, que face ao interesse que tem suscitado, tem determinado a realização de mais edições.

 

A visita teve início no auditório, para apresentação do Sistema de Gestão Integrado da Valorsul, partilhando com os presentes a forma de gestão dos resíduos na sua zona de abrangência (19 municípios da grande Lisboa e Região do Oeste, o que significa 1.6 milhões de habitantes), e os vários processos pelos quais passam as cerca de 900 mil toneladas de resíduos por ano. Depois de um dos três tipos  de recolha: indiferenciada, selectiva de materiais recicláveis e seletiva de matéria orgânica, e das etapas de transferência e transporte, o processo prossegue nas instalações da Valorsul, com a triagem de materiais recicláveis, valorização orgânica, incineração com recuperação de energia, valorização de escórias e a deposição em aterro.

 

Seguiu-se uma visita ao Centro de Triagem de Materiais Recicláveis do Lumiar onde, através de uma combinação de processos manuais e mecânicos, se procede à recolha seletivade vidro, papel/ cartão, embalagens de plástico e de metal. No Centro deTriagem, oito tipos de equipamentos permitem processar por hora 4,5 t de embalagense 15 t de papel/ cartão. O Tromel (crivo rotativo) faz a separação dos resíduos com dimensões inferiores a 180 mm dos de maiores dimensões (garrafas de plástico, latas, pacotes debebida), uma vez que os resíduos mais pequenos atravessam os orifícios do cilindro. No "Abridor de Sacos”, os sacos são rasgados por um tambor rotativo e o seu conteúdo transportado por um tapete rolante. O Separador Balístico separa através do movimento de placas, os materiais rolantes (garrafas, latas) dos materiais planos (papel, cartão), provocando a queda dos materiais rolantes. O Separador Magnético possui um íman que separa os materiais ferrosos. O Separador Óptico identifica os materiais pela sua composição química, direcionando-os para três categorias de contentores através de injectores de ar que produzem diferentes tipos de pressão. Na Cabine de Triagem Manual, os materiais contaminantes são retirados manualmente por operadores. No Separador por Indução, uma corrente elétrica repele os materiais não ferrosos. Por fim, a Prensa, através de um processo mecânico, compacta os materiais já separados em fardos, para serem encaminhados para a reciclagem.

 

Mais uma vez se verificou um forte interesse e participação dos visitantes, pertencentes não só ao Colégio de Engenharia do Ambiente, mas também a outros Colégios, o que conferiu um bom dinamismo à sessão. A visita teve a duração de cerca de duas horas e a Valorsul, na voz dos dois elementos que nos acompanharam, mostrou-se sempre prestável e solícita a responder às questões e curiosidades que foram colocadas.

Parceiros Institucionais